Machismo é tema do 3º encontro do ciclo de conversas “Jesus e os Direitos Humanos”

Imagem: divulgação

O Ciclo de Conversas Jesus e os Direitos Humanos chega ao seu terceiro encontro do ano no próximo sábado, 17 de agosto, propondo um diálogo sobre Igualdade de Gênero e o Reino de Deus. O machismo, ainda forte na sociedade brasileira, nega direitos básicos às mulheres que enfrentam jornadas duplas de trabalho, remuneração menor do que a dos homens e que ainda precisam superar inúmeras barreiras para participar da vida pública. As convidadas para falar sobre o tema são a Cientista Social, Sandra Tolfo, e a Teóloga Michelle Amanda Motta Thomaz de Almeida. O Ciclo de Conversas Jesus e os Direitos Humanos é uma promoção do Coletivo O Amor Vence SC, com o apoio da Usina de Valores do Instituto Vladimir Herzog. O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e será realizado no Cafundó Bar Cultural, às 17 horas.

Para o coordenador do Coletivo O Amor Vence SC, Tuco Egg, essa é uma conversa urgente e necessária nesses tempos em que textos bíblicos são utilizados de forma descontextualizada para reforçar atitudes discriminatórias contra as mulheres e o universo feminino em geral. “Há dois mil anos isso já foi pauta, quando o apóstolo Paulo escreve que ‘em Jesus não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos são um (Gálatas 3)’. Em uma sociedade patriarcal como a do Brasil, é necessário ouvir as mulheres quanto às peculiaridades das barreiras que enfrentam para acessar o direito básico de exercer a cidadania plena. E pra isso é preciso refletir sobre o discurso que reforça a violência sofrida por elas, tanto física quanto emocional”, declara Tuco.

Para trazer conteúdo ao debate, a primeira convidada, Sandra Tolfo, apresenta dados e cenários específicos da nossa região sobre assuntos relacionados ao machismo. Sandra é feminista, Cientista Social, professora de Sociologia, militante dos movimentos sociais, ajuda a construir a Batucada Feminista/MMM em Blumenau, o 8M Blumenau e é vice-presidenta do Instituto Feminista Nísia Floresta. Na sequência, Michelle Amanda Motta Thomaz de Almeida discorre sobre o tema a partir da ótica cristã. Michelle é ativista política, colaboradora do canal TVRC, coordenadora geral coletiva do Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (MOSMEB), feminista, teóloga, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, especialista em Filosofia Política e Mestra em Serviço Social. Após as falas, o espaço é aberto para perguntas e comentários. Dez exemplares do livro produzido pelo Instituto Vladimir Herzog, com o título que dá nome ao Ciclo de Conversas “Jesus e os Direitos Humanos”, organizado por Ronilso Pacheco e João Luiz Moura, serão sorteados entre os presentes.

Para mais informações sobre o Ciclo de Conversas “Jesus e os Direitos Humanos”, basta acessar a página do projeto (https://sites.google.com/view/jesuseosdireitoshumanos). Os detalhes sobre o encontro também estão publicados nas redes sociais: @oamorvencesc. O próximo tema do Ciclo de Conversas é sobre o racismo, no mês de novembro, em associação ao mês da celebração do Dia da Consciência Negra.

O quê?

Ciclo de Conversas Jesus e os Direitos Humanos
Jesus e o Machismo – Igualdade de Gênero e o Reino de Deus

Quando?

17 de agosto de 2024 (sábado) | 17 horas

Onde?

Cafundó Bar Cultural
Rua Pr. Oswald Hesse, 338
Garcia | Blumenau/SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*