51 unidades de ensino de Blumenau, 99 professores e dois alunos. Estes são os dados do Coronavírus nas escolas das redes públicas municipal, estadual e privada de ensino, pouco mais de duas semanas de aulas. Os dados foram anunciados pela Prefeitura.
Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas um estudante teve diagnóstico positivo para o vírus. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, 93 tiveram diagnóstico positivo.
De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira. A Prefeitura não disponibiliza os nomes das escolas.
O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.
Com base nesses números e nos casos nas unidades municipais, o município determina que:
- A turma que o professor titular até o 5º ano positivar (incluindo CEIs), afasta a turma 14 dias;
-
O mesmo acontece se o aluno dessas turmas positivar. Afasta todos por 14 dias;
-
No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta o professor e os alunos por 14 dias;
-
No caso de alunos positivos ou suspeitos, afasta apenas o aluno infectado por 14 dias;
-
Nos alunos maiores é feita essa diferença, pois os técnicos em saúde entendem que não há o que chamamos de “quebra de barreira”, uma vez que tratam-se de alunos maiores, que entendem com mais precisão a importância do distanciamento e uso de máscara.
Fonte: da redação, com informações da PMB
Tem como provar que “pegou” na escola ?
De certo 2 alunos contaminaram 99 professores. Leiam artigos científicos.