Um sistema de saneamento eficiente amplia a qualidade de vida, previne doenças e preserva os recursos naturais, beneficiando toda a comunidade. Por isso, compreender seu funcionamento é necessário para conscientizar sobre sua preservação, proteger a saúde pública e cuidar do meio ambiente. Esse entendimento orienta o descarte adequado de resíduos, evita a contaminação das águas, reduz impactos ambientais e assegura a eficiência do saneamento, essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Com esse objetivo, a BRK realiza o Programa ETE – Portas Abertas, lançado em 2013 para explicar de forma didática os processos de coleta e tratamento de esgoto em Blumenau. Em 2024, o programa recebeu 1.452 visitantes nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza e Garcia. Entre os participantes, estavam escolas do Programa de Educação em Saneamento (PES), alunos do Programa Agentes Mirins e do Programa Guardiões da Natureza, estudantes da Furb e moradores da cidade.
“Essa é uma excelente oportunidade de conscientização e aproximação com a comunidade, que aprende sobre as etapas de coleta e tratamento, além de entender a importância da rede de esgoto para o equilíbrio ambiental e social”, afirma Francisco Wessner, gerente Operacional da BRK em Blumenau.
Durante as visitas, os participantes também recebem orientações sobre os riscos do uso inadequado da rede de esgoto, que pode causar diversos transtornos à população. Os interessados em participar podem entrar em contato com a BRK pelo e-mail [email protected].
Fonte: Oficina das Palavras
Seja o primeiro a comentar