67.861 pessoas aptas a votar em Blumenau não compareceram, ou seja, deixaram para outros definirem o futuro da cidade, tanto para o Executivo quanto o Legislativo. Número quase igual ao de 2020, quando 76.681 eleitores não compareceram. Há quatro anos vivíamos uma pandemia e muito medo pairava no ar, que justificava a ausência.
Mas e agora? 25,56% das pessoas viraram as costas para a eleição, quebrando uma média histórica de 11, 12% de abstenção em eleições passadas.
Se somarmos os brancos e nulos, ou seja, pessoas que vão votar, mas simplesmente não escolhem candidato algum, tivemos 184.987 votos válidos, de um total de 265.491 eleitores.
80.504 pessoas optaram por delegar sua responsabilidade como cidadão na eleição para prefeito.
Depois, não dá para reclamar.
Poderiam alterar a manchete.
Deveria estar escrito
A Política, cada vez mais incrédula
Então, delegaram para terceiros escolher os mandatários do executivo e legislativo ,mas será que assinam procuração em branco para alguém que não conhecem ?
80504 votantes de 265491 aptos a votar ou ainda 30,32% deram uma procuração em branco para alguém que não conhecem…
É de ficar indignado com esse número de isentoes, poucos com justificativas mas a maioria, o que dizer?
No futuro o que irão dizer a seus netos, bisnetos se as coisas não saírem como desejado…
Irão mentir para seus descendentes?
O voto não é obrigatório mas cadê o patriotismo, a responsabilidade para com o futuro do nosso Brasil?
Quando lhe falei sobre esse fato da última eleição, me disse ser um evento atípico de pandemia. Não é. É uma marola que pode gerar tsunami por incredulidade e a mídia tem colaborado em muito para isso. Fica o alerta. Um povo sem noção escolhe palhaços para o picadeiro.