Marcelo Lanzarin usa a tribuna da Câmara para falar sobre a saúde em Blumenau

Foto: Denner Ovidio

O Secretário Municipal de Saúde de Blumenau e vereador licenciado, Marcelo Lanzarin (Podemos), ocupou a tribuna da sessão da Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira, durante o Momento da Presidência. O secretário apresentou algumas novidades desenvolvidas pelos profissionais da pasta, assim como destacou o balanço das atividades desde que assumiu a função.

A visita acontece uma sessão depois da recusa, pela maioria dos vereadores, numa disputa apertada, de um requerimento do vereador Adriano Pereira (PT) para a realização de uma audiência pública para debater o atendimento na rede pública municipal de saúde.

E na véspera do anúncio, pela Prefeitura, de novidades no atendimento, prevista para esta sexta-feira. É mais um gesto da Prefeitura e base governista da Câmara para diminuir os atritos por conta do requerimento do petista ter sido negado.

Marcelo Lanzarin atualizou seus pares sobre o que muda e os quatro eixos principais de intervenção na saúde pela Prefeitura: tecnologia, gestão de trabalho, infraestrutura e assistencial. 

Uma das inovações a ser apresentada nesta sexta é um canal de atendimento que através de um número de telefone 0800, um teleatendimento que a pandemia trouxe de forma irreversível para muitas áreas, em especial a Saúde. Pública, mas também privada.

“É um número de telefone que o usuário vai poder fazer uma chamada e entrar em contato com um profissional de saúde, vai passar as suas queixas e ele vai avaliar o paciente, se necessário for, vai fazer o encaminhamento para uma consulta médica por teleatendimento, o usuário vai poder fazer uma consulta médica por videochamada através do seu celular. O médico vai fazer a avaliação, havendo necessidade, vai prescrever um medicamento e o usuário poderá retirá-lo nas unidades de saúde e receber por WhatsApp a receita em PDF. Isso garante a população atendimento médico 24 horas por dia, sete dias por semana, usando da tecnologia e telemedicina”, explicou. 

O Secretário de Saúde destacou o trabalho e a dedicação dos 2.300 profissionais  e os investimentos da Prefeitura. Segundo ele, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão na atenção primária a saúde, compra de equipamentos diversos para qualificar e dar suporte aos atendimentos.

Ainda de acordo com Lanzarin, ao longo do ano de 2022 foram realizadas 7.500 cirurgias e de janeiro até agosto de 2023, como comparativo, já foram procedidas 6 mil cirurgias. “Conseguimos ampliar e diminuir o tempo de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos, é claro que nós temos problemas, é claro que nós temos uma fila grande, até por que em função da pandemia foram quase dois anos de cirurgias represadas, mas conseguimos mudar um cenário, nesse momento a nossa fila está decrescente, nós aumentamos em mais de 50% o número de procedimentos cirúrgicos realizados e hoje fazemos mais cirurgias do que pessoas entram na fila todo mês”, concluiu o secretário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*