A OAB Santa Catarina está celebrando 90 anos em 2023 e, nesta terça-feira, 10, um novo marco foi escrito na história da instituição. A secretária-geral da OAB Santa Catarina, Maria Teresinha Erbs, assumiu interinamente a presidência da Seccional catarinense e tornou-se a terceira mulher advogada a exercer o cargo, ainda que provisoriamente, em nove décadas.
Ela foi presidente da OAB Blumenau até 2021.
Em razão dos períodos de licença da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, assim como do vice-presidente Eduardo de Mello e Souza, Maria Teresinha Erbs exercerá a presidência interina da entidade até o dia 20 de janeiro.
A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu na tarde desta terça-feira, 10, na sede da Seccional em Florianópolis, oportunidade em que foi celebrada a alternância na presidência e a inclusividade na Ordem.
Interiorização e protagonismo feminino
O ato fortaleceu o compromisso de interiorização do Sistema OAB Santa Catarina no Estado, princípio que busca descentralizar a instituição da Capital e ampliar a presença da OAB/SC no interior. A presidente em exercício da Seccional traz consigo o histórico de advogada militante e ex-presidente da Subseção de Blumenau.
Além disso, a solenidade reforçou a importância do protagonismo feminino na Ordem, a qual tem contado cada vez mais com mulheres advogadas em posições de liderança. Em Santa Catarina, por exemplo, mais de 50% da advocacia é feminina – são 24.013 regularmente inscritas.
Sobre Maria Teresinha Erbs
A secretária-geral da OAB Santa Catarina, Maria Teresinha Erbs, é graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. A presidente em exercício da OAB/SC atuou como coordenadora de pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Blumenau de 2005 a 2009. Maria Teresinha Erbs ingressou no cargo de conselheira titular da Subseção de Blumenau em 2013, antes de exercer as funções de vice-presidente no triênio 2016/2018 e de presidente no triênio 2019/2021. Na advocacia, atua com ênfase em Direito Privado.
Seja o primeiro a comentar