Vencido o prazo para as inscrições dos candidatos às prévias do MDB, marcada para próximo dia 19 de fevereiro, o Diretório Estadual divulgou os nomes dos inscritos até às 23:59 do dia 10 de fevereiro. A Comissão Eleitoral, reunida na sede do partido em Florianópolis, hoje sexta-feira, às 9h, homologou os nomes de Valdir Vital Cobalchini, Dário Elias Berger e Antídio Aleixo Lunelli, conforme a ordem de inscrição, para a disputa que definirá o nome do pré-candidato a governador do partido. Um quarto filiado se inscreveu, o desconhecido advogado Paulo César Rodrigues, mas pela manhã já desistiu da empreitada.
A Comissão Eleitoral foi constituída pela Resolução 002/2022 e é composta pelo ex-senador Neuto Fausto de Conto, o ex-deputado federal e advogado Ronaldo José Benedet e os advogados Fernando Mallon, Miguel Angelo Soar e Adenilso Biasus.
Após a homologação dos nomes, os diretórios municipais que ainda não publicaram seus editais para a realização das prévias, têm até o dia 12 para fazê-lo. Mais de 50% dos diretórios municipais ou comissões provisórias já fizeram a publicação dos seus editais. Seguindo a resolução 001/2022 e com a definição dos nomes que disputarão a prévia, a Comissão Eleitoral irá confeccionar as cédulas de votação, que serão entregues impressas para todos os diretórios municipais do MDB, antes do dia 18 de fevereiro. A cédula será única para todos e confeccionada e distribuída pelo Diretório Estadual.
O nome do vencedor das prévias, realizada simultaneamente em todas as cidades de Santa Catarina, das 9h às 15h, do dia 19 de fevereiro, será o pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, conforme definição do Diretório Estadual do partido no dia 23 de agosto, em Florianópolis. As prévias são um momento de democracia partidária e fortalecimento rumo às eleições de outubro deste ano.
É o que diz a nota oficial do MDB. Mas não é bem assim e ainda tem muita água para rolar, até porque a candidatura do líder de Governo Valdir Cobalchini, líder do Governo na Assembleia, parece ocupar um espaço que pode ser do governador Carlos Moisés (sem partido) em breve.
Seja o primeiro a comentar