Médicas fazem live no Dia Mundial da Trombose para tirar dúvidas sobre a doença

Foto: reprodução

Atrás apenas de AVC e infarto, a trombose é a terceira maior causa de morte por doença cardiovascular no mundo.
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que a trombose atinja 3 a cada mil pessoas. Por ser uma doença silenciosa, disseminar informação é essencial para que a população fique alerta e consiga fazer o diagnóstico precoce. Muitos mitos existem em torno do assunto e os médicos Andrezza Medina e Juliano Kuhnen se unem neste 13 de outubro, Dia Mundial da Trombose, para tirar dúvidas, ao vivo. Será no Facebook @DraAndrezzaMedina e @JulianoKuhnenVascular, a partir das 20h, dentro da programação do World Thrombosis Day.

A trombose é um coágulo sanguíneo que obstrui o fluxo em alguma veia, principalmente das pernas. É mais comum em mulheres e pode evoluir para embolia pulmonar quando o coágulo se desprende e se desloca até os pulmões. É aí que tem potencial para ser fatal. O diagnóstico pode ser feito por médicos vasculares, como o dr. Juliano Kuhnen, convidado desta live. Ou ainda por pneumologistas, cardiologistas e emergencistas. Os hematologistas, como a dra. Andrezza Medina, são responsáveis por investigar as possíveis causas e ajudar no tratamento com anticoagulantes. A prevenção depende de hábitos como se exercitar regularmente, controlar o peso, não fumar e usar meias de compressão sob orientação médica.

Andrezza Medina é médica hematologista, atua no Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina, no Hemosc, no Hospital Santo Antônio e em consultório próprio no Centro Clínico Santa Catarina. Também leciona Hematologia na Universidade Regional de Blumenau (Furb). O médico convidado, Juliano Kuhnen, é cirurgião vascular, endovascular e angiologista, membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Catarina de Blumenau, do Hospital Santo Antônio e do Hospital Dia Unimed. Atua como professor e coordenador do módulo Cardiovascular da Universidade Regional de Blumenau (Furb). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Mas o que é trombose? Como identificar os sintomas? Quais as causas? Meias elásticas realmente ajudam a prevenir? Existe risco maior com uso de antinconcepcional? E se um paciente com trombose pegar covid-19? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas ao vivo. Você já pode enviar sua pergunta nos comentários ou no direct.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*