A prefeita da Vargem, Milena Lopes, foi eleita nesta segunda-feira, 27, presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). À frente da chapa de oposição, a prefeita recebeu 96 votos, de um total de 164 prefeitos, e venceu a chapa liderada pelo prefeito de Penha, Aquiles da Costa. A gestão da nova diretoria terá duração de 11 meses, encerrando em janeiro de 2024.
Durante a campanha, a chapa vencedora defendeu como compromissos conferir maior transparência às ações da entidade, fortalecimento institucional, e união dos executivos municipais em prol do municipalismo. “Vamos fazer uma gestão transparente, com abertura para o diálogo e escuta atenta às necessidades dos municípios. Essa é a verdadeira essência da FECAM, que precisamos resgatar imediatamente” afirmou a prefeita.
Com um manifesto assinado por chefes do executivo municipal de diferentes partidos e de todas as regiões do estado, outro compromisso é com uma gestão multipartidária. Entre os membros da chapa estão os prefeitos de Joinville, Adriano Silva, do NOVO; de Florianópolis, Topázio Neto, do PSD; e de Ascurra, Arão Josino, liderança jovem do PSD, o único representante do Vale Europeu.
Nova presidente
Milena Lopes é natural de Florianópolis e atua e há 22 anos foi a primeira enfermeira concursada do município de Vargem, no meio oeste catarinense, do qual atualmente é prefeita. Com atuação reconhecida na defesa do municipalismo em diversas entidades estaduais, atualmente ocupa a presidência da CIS AMURES – Consórcio Intermunicipal de Saúde e da Acissc – Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina.
Com competência, excelência em liderança e ótimo relacionamento político, Milena tem histórico de forte atuação na FECAM (da qual chegou a ser vice-presidente), foi por sete anos gerente regional de Saúde no Governo do Estado, e esteve à frente de instituições como CINCATARINA, EGEM e AMPLASC. Além de 22 anos de experiência em saúde pública é especialista em administração e acadêmica em Direito.
Composição da nova diretoria
– Prefeita Milena Andersen Lopes (Vargem/AMPLASC)
– Prefeito Rudi Miguel Sander (São Carlos/AMOSC)
– Prefeito Arão Josino da Silva (Ascurra/AMVE)
– Prefeito Topázio Silveira Neto (Florianópolis/GRANFPOLIS)
– Prefeito Clemor Antônio Battisti (Itá/AMAUC)
– Prefeito Alexandre Gomes Ribas (Itapiranga/AMEOSC)
– Prefeita Dalvania Pereira Cardoso (Içara/AMREC)
– Prefeito Adriano Bornschein Silva (Joinville/AMUNESC)
– Prefeito Clézio José Fortunatto (São João de Itapiru/AMVALI)
– Prefeito Dalvir Luiz Ludwig (São Bernardino/AMNOROESTE)
– Prefeito Jair de Oliveira Ribeiro (Frei Rogério/AMURC)
– Prefeito Giovani Nunes (São Joaquim/AMURES)
– Prefeito Rudi Ohlweiler (Treze Tilías/AMMOC)
– Prefeito Márcio Luiz Bigolin Grosbelli (São Domingos/AMAI)
– Prefeita Gislaine Dias da Cunha (Sombrio/AMESC)
– Prefeito Aldair Biasiolo (Tangará/AMARP)
– Prefeita Solange Aparecida Bitencourt Schlichting Salete/AMAVI)
– Prefeito Maciel Schneider (Saudades/AMERIOS)
Seja o primeiro a comentar