As associações de pais e professores das escolas municipais Erich Klabunde e Willy Müller promovem neste sábado, dia 21, a primeira edição da Mini-Oktoberfest para as unidades de ensino da Vila Itoupava. O evento, que tem entrada gratuita para a comunidade, ocorre a partir das 16h na Sociedade Serrinha, localizada na Rua Hermann Hein, 87.
Com o objetivo de enaltecer a cultura germânica da cidade, a festividade é organizada pelas diretorias das APP’s com o apoio das equipes gestoras das unidades, contando com várias atrações como apresentação de alunos, mini bolão, jogo do pássaro, desfile, música ao vivo com a Banda Primavera e completo serviço de bar e cozinha.
Para a professora e diretora da escola bilíngue Erich Klabunde, Neusa Souza, a iniciativa busca compartilhar com a comunidade o aprendizado que os estudantes adquiriram em sala de aula. “As escolas bilíngues da rede municipal, como a Erich Klabunde, ofertam a língua alemã de maneira didática, mas permitem acima disso que os estudantes vivenciem na prática a cultura alemã. Dentro das unidades escolares, aspectos culturais como imigração, gastronomia, dança e música são trabalhados pedagogicamente, proporcionando uma imersão completa na cultura alemã. Todas essas vivências, atividades e momentos lúdicos serão levados para a nossa Mini-Oktoberfest”, enfatiza a gestora da escola situada na Rua Braço do Sul.
“Estamos todos muito empolgados com os preparativos para a festa, e a dedicação de nossa equipe tem sido extraordinária. Desde a decoração, o planejamento das atividades, e os ensaios com os estudantes, cada detalhe está sendo cuidadosamente pensado. Vamos promover a integração e o espírito de comunidade entre nossos estudantes, as famílias e toda a equipe escolar, com o objetivo principal de fomentar nossa cultura durante as celebrações da Oktoberfest. Um evento que com certeza, veio para ficar”, destaca a diretora da escola Willy Müller, Patrícia Marangoni Canal.
A unidade, localizada na região da Rua Augusto Bauer, está preparando apresentações que envolvem estudantes de todas as séries, com as danças Fliegerlied, tobata rebaixada e a polca – uma dança muito popular da Chéquia.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), Intendência de Vila Itoupava (Idivi) e Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur). Todas as demais APP’s e instituições de ensino do distrito da Vila Itoupava, além da própria comunidade da Vila mais alemã do Brasil, estão convidados para participarem do evento.
Fonte: PMB