A insegurança gerada por conta da instalação da Penitenciária Industrial na região da Ponta Aguda, quase na divisa com Gaspar, provocou uma audiência pública, realizada na noite de quinta-feira na localidade de Belchior Baixo. O local, o salão de uma capela, recebeu bom público, mais de cem pessoas.
Recentemente, uma fuga de oito presos provocou terror na região. Uma família foi rendida e teve que conviver com os bandidos dentro de casa.
Quatro foram recapturados e um morreu.
De autoridade grande, apenas a deputada Ana Paula Lima (PT), que ficou de agendar reuniões com os secretários César Grubba e Ada De Luca, respectivamente de Segurança Pública e Justiça e Cidadania do Governo Colombo, que aliás não mandou representantes.
Pelo Estado estiveram presentes apenas representantes da PM e da Polícia Civil. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dal, também não compareceu, alegando outra agenda. Mandou Celso de Oliveira, secretario de Desenvolvimento Econômico e Renda. Rodrigo Quadros, secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, representou o prefeito Napoleão Bernardes.
De prático, ficou a definição de organizar uma comitiva com vereadores, representantes das Prefeituras de Blumenau e Gaspar, e da comunidade, para solicitar junto à Secretaria de Justiça e Cidadania maior vigilância na penitenciária. E também cobrar do Governo maior efetivo policial para as duas cidades.
Louvável a iniciativa que contribui para a melhoria tanto da segurança da sociedade quanto dos direitos dos apenados a ressocialização, e a cobertura da imprensa sempre necessária para atualizar a sociedade.
pena q a imprensa só divulga depois dos evento ter realizado, neste casos os meios d comunicação deveriam estar mais focado em passar as informação, na nossa época anos 90; todos os meio de comunicação prestavam mais informação, apoiavam mais, claro nao da ibope: mud33p4poderes