Nesta quinta-feira, 7, aconteceu em Blumenau, a abertura da 33ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub).
O espetáculo de abertura foi “Das Alturas de Mim Mesmo”, da Cia Oruã de Campinas.
Antes do espetáculo, o cerimonial de abertura contou com a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Cristina Sardá Espindola, discursando pela sua primeira vez em uma edição presencial do Fitub.
Durante a fala reforçou o esforço da universidade em realizar o festival há algumas edições, para se ter a grandiosidade que merece, dando ênfase à emenda parlamentar que possibilitou o patrocínio desta 33º edição. “um caminho que há pouco a Universidade começou a percorrer e que muito tem contribuído diante de um cenário econômico cada dia mais desafiador”.
A reitora foi bastante aplaudida ao citar também a derrubada dos vetos presidenciais às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, pelo Congresso Nacional, nesta semana, permitindo assim que o setor cultural brasileiro possa receber recursos federais para o fomento de ações e produtos.
O Coordenador do Fitub Fabio Hostert também discursou, destacando a retomada cultural, apesar das adversidades que assolam a educação e a arte, intensificadas pelo período pandêmico.
“Num ano de retomadas e mudanças, inclusive de gestores de algumas das esferas, reforço para todos a necessidade de manutenção do Fitub, que junto das ações da área da saúde da universidade, é um dos projetos de extensão da Furb que mais se conecta com a comunidade, promovendo o acesso a formações, permite os encontros e a poesia da arte teatral. O Fitub precisa de vocês”
Homenagens a Leide Regina de Liz
No cerimonial e nos discursos, a Chefe da Divisão de Cultura da Furb Leide Regina de Liz, falecida em 2020, foi homenageada. Com um trabalho exemplar e inquestionável, Leide atuou por 35 anos na Furb, sendo grande parte deles à frente da Divisão de Cultura da Universidade, com atuações diretas no Fitub. A comunidade artística de Blumenau ainda sente pleno e profundo luto com a sua partida.
“Leide, sua presença e sua intensa luta pela cultura e pelo Fitub são sentidas em nossa pele” discursou o coordenador Fábio Hostert.
“Leide, receba toda a energia deste momento e saiba que será lembrada, seu legado é eterno em nossos corações” finalizou a reitora Marcia Cristina Sardá Espindola.
Ator Mauro Braga fez a plateia cantar no espetáculo de Abertura
O Grande Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes, ficou cheio durante a apresentação do espetáculo “Das Alturas de Mim Mesmo”, da Cia Oruã, de Campinas.
O ator Mauro Braga conquistou o público com músicas autorais tocadas num violoncelo, danças em cima de uma bola de equilíbrio e momentos de intimidade com a plateia. Em um dos seus atos fez a acústica do auditório ser tomada por um coro do público, que o acompanhou em uma das canções da encenação.
Agenda tem alteração no sábado e domingo
A programação de sexta-feira, dia 8, segue com 5 espetáculos e um show. O primeiro da agenda do dia é o espetáculo convidado “CaÊ”, do Grupo Karma de Itajaí, com apresentação às 14h30. Às 17h, o selecionado “Matemática Curva”, será apresentado no formato de Mostra de Vídeo. Logo depois, vindo da Argentina, o espetáculo “Las De Santis” sobe ao palco às 19h.
De Minas Gerais, o espetáculo selecionado “Gold” será às 20h30. “Tremores: sobre a luz dos vaga-lumes”, é o espetáculo selecionado, vindo de São Paulo, que será apresentado às 22h.
No final da noite, às 22h30 a atração musical será Lado C Bailinho de Vinil.
No sábado, a Praça do Teatro Carlos Gomes recebe a apresentação dos jovens estudantes Vozes e Visualidades.
“Tremores: sobre a luz dos vaga-lumes” é o espetáculo selecionado, vindo de São Paulo fará reapresentação às 16h.
Na Mostra de Vídeo será exibido às 17h, o espetáculo selecionado “Cosmoaaagooooooraaa”, de Tiradentes. Às 19h, entra no palco o espetáculo selecionado “Poeira”, de Florianópolis.
Substituindo o espetáculo “Ardor Amor”, do Piauí, às 20h30 será realizada apresentação especial do Coro da Furb, seguido do “Cabaré do Fitub”, que reunirá artistas para apresentações de números, cenas, esquetes, música e interações.
Às 22 horas, o público poderá prestigiar o show musical de samba com a Família Oliveira.
Domingo, último dia do 33º Fitub, ganha “Piquenique com Arte e Diversidade”, às 14h na praça do Teatro Carlos Gomes.
O espetáculo convidado “Papelê” – uma aventura de papel, do grupo catarinense Téspis sobe no palco às 16h30. Na Mostra de Vídeo, às 17h30, será transmitido o espetáculo selecionado mexicano “Pequeños Episodios de Fascismo Cotidiano”. Às 19h, tem espetáculo convidado “Eles Não Usam Black-Tie” e a performance de dança “Fractal 00:22:22” será apresentada às 20h.
Com o “Cabaré do Fitub” alterado de domingo para sábado, o show musical com a Banda Pororoca será antecipada para às 21h30.
Feirinha Fitub – Economia Solidária no Festival
O Centro Público Vitrine Ecosol, junto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares trazem para o Fitub trazem alguns dos seus expositores. A Feirinha está no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes, de 8 a 10 de julho, sempre das 15h às 20h!
A programação completa desta edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, realizado pela Universidade de Blumenau – Furb, está no site furb.br/fitub e publicada nas redes sociais usando o @fitub. Informações adicionais podem ser obtidas com a Divisão de Cultura da Furb, no e-mail [email protected]
Fonte: Comunicação 33º Fitub
Seja o primeiro a comentar