O ministro de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, esteve neste sábado, 21, em Blumenau, para reunião com representantes dos municípios atingidos pelas chuvas no estado.
O encontro, que aconteceu na AMVE (Associação de Municípios do Vale Europeu), contou a presença do governador Jorginho Mello, prefeitos, defesas civis municipais e os parlamentares da bancada catarinense.
O ministro assegurou que não faltarão recursos e apoio para ajudar os municípios atingidos. E anunciou a alocação de 140 milhões de reais destinados às obras de recuperação em cinco rodovias que ainda apresentam trechos interditados em Santa Catarina, sendo três devido a deslizamentos e dois a alagamentos.
Além disso, o Ministro informou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para aproximadamente 170 mil residentes do estado e o andamento do processo para a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas cidades afetadas pelas chuvas. O Presidente Lula determinou que essas cidades tenham prioridade no programa “Minha Casa Minha Vida.”
O principal propósito da visita foi estabelecer diálogo com os prefeitos para garantir que os municípios afetados recebam os recursos necessários da Defesa Civil Nacional. Mas, para isso, cada município precisa apresentar um Plano de Ação. No total,153 cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência.
Confira a entrevista do ministro:
Micro e pequenas empresas
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, se reuniu, junto com o ministro e prefeitos, com micro e pequenos empresários para discutir ações de incentivo às empresas atingidas.
“Na sinergia com o Sebrae de Santa Catarina, com o governo do Estado e com instituições financeiras, vamos fazer uma política de crédito, com um fundo garantidor do próprio Sebrae, para ajudar quem precisa se recuperar dessa tragédia.”, explicou Décio.
De Danubia de Souza.
Be the first to comment