O projeto do novo presídio, que será construído no Bairro Ponta Aguda, junto a penitenciária, foi protocolado na Prefeitura na semana passada, num investimento de R$ 54 milhões. Serão 720 novas vagas e mais um passo para a desativação do presídio da General Osório, que até pouco tempo era considerado o pior de Santa Catarina.
O complexo penitenciário é uma promessa de muitos anos. Em 2014, o governador Raimundo Colombo autorizou a construção da Penitenciária, que foi concluída em janeiro de 2016, com 599 vagas. Ainda em 2018, através de um decreto de emergência, o Governo promete fazer uma ampliação que garantirá mais de 150 vagas.
Ficará faltando o prédio para o regime semi-aberto, para 250 detentos. Ele continuará na General Osório, contrariando a promessa que o local seria fechado neste ano.
Confuso esse numero de vagas existente e a ampliar, os números não batem, 54mi só para ampliar mais 150 vagas na estrutura existente, isto justifica a contratação emergencial sem licitação nas vésperas de eleição.