A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou na noite desta segunda-feira a 16ª sessão ordinária da Legislatura 2024 e a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins titulares e suplentes eleitos para a Legislatura de 2025. A sessão, que aconteceu com o Plenário do Legislativo municipal lotado, foi conduzida pela presidente da Câmara Mirim, vereadora mirim Sofia Vogt Beyer, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora mirim.
Na sessão estavam presentes representando a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Blumenau, a segunda secretária vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), além dos vereadores Professor Gilson de Souza (União Brasil) e Marcelo Lanzarin (PP). Também contou com a presença do vereador eleito Flávio Linhares (PL). O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, e demais integrantes da equipe do programa também estavam presentes, assim como os atuais vereadores mirins, os vereadores mirins eleitos para Legislatura 2025 e seus respectivos suplentes, pais, responsáveis e familiares, professores, coordenadores e diretores de escolas e demais autoridades e convidados.
A sessão ordinária foi composta de dois momentos. No primeiro momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos de despedida na tribuna. Os atuais parlamentares mirins lembraram de suas jornadas dentro do Programa no decorrer deste ano. Lembraram dos diversos momentos e experiências que tiveram durante a Legislatura, como nas sessões ordinárias, nas formações, no curso de oratória, nas conferências, nas visitas que participaram, na viagem a Brasília, entre outras atividades que o programa oportunizou. Também falaram do conhecimento e aprendizados adquiridos com essas experiências e como a participação no programa contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento pessoal, para a formação de vida de cada um deles, para um maior entendimento da política e da democracia.
Apontaram também como foi gratificante e importante essa oportunidade de poder ajudar a comunidade e as escolas com a apresentação de requerimentos e elaboração de pronunciamentos. Destacaram a responsabilidade que é ser vereador mirim e representar suas escolas e comunidades. Também destacaram as discussões trazidas para o parlamento mirim. Eles também agradeceram aos seus familiares, aos pais, ao amigos, aos diretores, coordenadores e professores das escolas representadas, à equipe da Câmara Mirim e da Câmara de Vereadores, aos colegas vereadores mirins e aos suplentes, e demais pessoas que os acompanharam, ajudaram e incentivaram neste período. Também manifestaram o desejo de continuar cultivando as amizades conquistadas dentro da Câmara Mirim para além desse espaço.
Por fim, os atuais vereadores mirins deixaram uma mensagem aos futuros vereadores mirins para que aproveitem essa oportunidade ao máximo e aproveitem todas as experiências que o programa proporciona, pois o tempo passa rápido. Encorajaram também aos novos vereadores mirins para que não desistam, não desanimem e não tenham medo diante dos desafios e dificuldades que possam surgir durante o mandato. Chamaram a atenção dos novos vereadores mirins para com a responsabilidade de ser vereador mirim na representação das suas escolas e comunidades. Incentivaram que eles continuem firmes na caminhada, pois ao fim do mandato tudo valerá a pena. Desejaram uma boa sorte e sucesso aos novos vereadores mirins e que possam ter experiências produtivas e incríveis durante o ano, assim como eles tiveram.
Encerrado os discursos dos atuais vereadores mirins, a segunda parte da sessão foi destinada para a diplomação dos novos vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura 2025. Nesta etapa, a condução dos trabalhos da sessão foi da segunda secretária da Câmara de Vereadores, vereadora Cristiane Loureiro, que em nome do Poder Legislativo municipal, realizou a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2025 e seus respectivos suplentes e fez a instalação da Legislatura 2025 do Programa Vereador Mirim de Blumenau. Para a entrega dos diplomas, foram chamados nominalmente os vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes para que recebessem um a um os seus diplomas em frente à Mesa Diretora.
A segunda secretária da Câmara de Vereadores, vereadora Cristiane Loureiro, ressaltou a importância da Câmara Mirim como meio de aproximar os estudantes, junto de suas famílias, com a política. “Cada um de vocês quando foi eleito e os diplomados não assumem apenas uma função representativa, mas vocês se tornam uma voz ativa dos seus colegas, das suas escolas, das famílias e da comunidade. Vocês têm a oportunidade de mostrar os desafios enfrentados pela comunidade escolar, de apresentar soluções diversas e de se tornarem agentes de transformação. Mas, acima de tudo, vocês têm a missão de inspirar outros jovens a acreditarem que a política pode transformar vidas”, ressaltou, desejando sucesso aos que estão saindo e uma gestão produtiva aos próximos vereadores mirins e para todos desejou sabedoria. Agradeceu aos pais e professores que incentivam os jovens a participarem da política.
O vereador Marcelo Lanzarin desejou felicidades aos vereadores mirins que estão deixando o mandato de 2024. Lamentou que atualmente muitas pessoas têm uma visão distorcida da política e apontou que é necessário cada vez mais que as pessoas se envolvam com a política e mudem esta visão, apontando que o Programa Vereador Mirim é um começo para esta mudança. Também desejou a todos que foram diplomados uma excelente legislatura e que possam levar para as escolas a importância do Legislativo e dos outros poderes para democracia. Por fim, ele deixou a Câmara de Vereadores e dos vereadores à disposição dos novos vereadores mirins para que juntos possam fazer uma legislatura extremamente exitosa, contribuindo com o desenvolvimento da cidade.
O vereador Professor Gilson de Souza agradeceu aos atuais vereadores mirins pelo trabalho que desempenharam nesta legislatura e apontou o quanto eles evoluíram nesta jornada e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Aos vereadores mirins que estão chegando, ele deu boas-vindas e apontou que a Casa Legislativa e os gabinetes dos vereadores estão à disposição para ajudá-los no desenvolver do trabalho ao longo de 2025. O vereador também incentivou os novos vereadores mirins a não desistirem, porque sabe que eles vão fazer a diferença nas comunidades e nas escolas. Ele apontou que o que aprenderem no programa vai valer para o resto da vida deles.
O assessor do Programa Vereador Mirim, Cleber Pereira Fonseca, apontou que este momento foi um misto de sentimentos de alegria e de saudades, pois significa o fim de um ciclo, sendo que foi uma legislatura de muitos aprendizados. Ele também ressaltou que a equipe da Câmara Mirim não mediu esforços para proporcionar o melhor aos vereadores mirins em todos os momentos e em todas as atividades que o programa oportunizou ao longo do ano. Ele apontou que é o encerramento de um ciclo em que o objetivo foi concretizado, fazendo com que os vereadores mirins tenham evoluído. Por fim, ele agradeceu a contribuição e o trabalho em conjunto com os colegas de equipe da Câmara Mirim, que sempre estão preocupados e dispostos a contribuir com o melhor para o desenvolvimento do programa e dos vereadores mirins. Também agradeceu à equipe da Câmara de Vereadores e a todos os vereadores, agradeceu aos professores, aos diretores e aos coordenadores das escolas e a todos os familiares dos vereadores mirins. Por fim, aos novos vereadores mirins, ele aconselhou para que aproveitem essa oportunidade ao máximo, pois o tempo passa rápido.
Representando os vereadores mirins recém-diplomados para a Legislatura 2025, a aluna Alice Garcia Heringer, do Colégio Sagrada Família, utilizou a tribuna para afirmar seu compromisso e a responsabilidade de fazer parte do programa e adiantou como será sua atuação na Câmara Mirim em 2025. “Eu quero usar essa oportunidade para defender as causas que acredito, além disso, estou ansiosa para ouvir as necessidades da nossa comunidade e trabalhar em conjunto para transformar boas ideias em ações concretas. Quero atuar com empatia e dedicação, sempre ouvindo as demandas da comunidade e trazendo essas preocupações para o centro das discussões”, apontou, acrescentando que ser vereador mirim é representar a voz dos jovens e contribuir com propostas que ajudam a melhorar a cidade. “Estou muito animada com a oportunidade de aprender e crescer ao lado dos novos vereadores mirins. Juntos, temos o poder de questionar, propor e buscar soluções criativas para os desafios que enfrentamos. Sei que a caminhada não será fácil, mas acredito que com determinação, responsabilidade e o apoio de todos podemos alcançar grandes resultados”, concluiu.
A ex-vereadora mirim da Legislatura de 2023, Emilly Sthefany Ronchi, deixou uma mensagem para os novos vereadores mirins que receberam a diplomação e também para os atuais vereadores mirins, que estão se despedindo. Ela recordou também o momento em que terminou seu mandato na Câmara Mirim, apontando que se sentiu grata, sente saudades, mas que o aprendizado e as memórias não se apagam com o fim desse ciclo. “Cada sessão ordinária, cada debate, cada proposta apresentada deixou um impacto não só na cidade, mas também em cada um de vocês. A experiência adquirida como vereadores mirins vai além dessa fase, as habilidades de liderança, comunicação e de pensar no coletivo são dons que vão acompanhar vocês para sempre em todas as áreas da vida”, afirmou, apontando que os atuais vereadores mirins seguirão com essa bagagem prontos para enfrentar novos desafios e fazer a diferença na comunidade. Por fim, ela ainda deixou um recado aos novos vereadores mirins para que aproveitem esta experiência transformadora e da responsabilidade de representar a comunidade com empatia.
Representando as escolas sorteadas para Legislatura 2025, a diretora da Escola Básica Municipal Pedro II, Solange Regina Britzke, apontou que foi com muita alegria e honra que esteve representando as escolas de Blumenau nesta solenidade e expressou a importância e do programa para a cidade. “Participar deste projeto fortalece em cada um de nós a compreensão sobre os pilares da democracia, o respeito às opiniões divergentes, o valor do diálogo e a busca por soluções que atendam ao bem comum. A educação política que vivenciamos aqui é essencial para formar cidadãos críticos e responsáveis, capazes de atuar em todas as esferas da vida social”, salientou, agradecendo aos professores e diretores que incentivam o engajamento dos estudantes e aos novos vereadores mirins que com dedicação e comprometimento se colocaram à disposição para aprender e contribuir na consciência política.
Confira os vereadores mirins titulares e suplentes diplomados – Legislatura 2025
Escola | Titulares |
Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires | Maria Luiza Schemes Salvador |
Colégio Sagrada Família | Alice Garcia Heringer |
Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré | Julia da Costa de Oliveira |
Escola Básica Municipal Bilíngue Alice Thiele | Leonel Vinicius Bonete |
Escola Básica Municipal Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun | Rodrigo Brandão Rocha |
Escola Básica Municipal Felipe Schmidt | Thalita Cordeiro |
Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves | Milena Cristine dos Santos Becchi |
Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann | Caroline Maisa Linke |
Escola Básica Municipal Machado de Assis | Guilherme Henrique Pietrzacka |
Escola Básica Municipal Pedro I | Yasmin Mezadri Russi |
Escola Básica Municipal Pedro II | Gerson Lucas Ferreira de Sousa Magalhães |
Escola Básica Municipal Visconde de Taunay | Sofia Viana Alves |
Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves | Anselmo Alves da Silva Junior |
Escola Estadual Básica Hermann Hamann | Amabily Trindade Padilha |
Escola Estadual Básica Max Tavares d’Amaral | Bernardo Arthur Cardoso |
Escola | Suplentes |
Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires | Vincenzo Luiggi Mazzi |
Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré | Emily Thais de Liz |
Escola Básica Municipal Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun | Isabella Cristina Nascimento |
Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves | Julia Bottignon Rodrigues |
Escola Básica Municipal Machado de Assis | Suria Schultz Schlickmann |
Escola Básica Municipal Pedro I | Lais de Aviz Kreuch |
Escola Básica Municipal Pedro II | Sara Gonçalves Ezidio |
Escola Básica Municipal Visconde de Taunay | Livia Stella Patricia da Cunha |
Escola Estadual Básica Max Tavares d’Amaral | Heloisa Gabrielly Ramos |
Fonte: CMB
Seja o primeiro a comentar