O arrastão do PL em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

O anúncio dos apoios do PP e Republicanos ao PL em Blumenau, somados ao União Brasil e PRD, faz com que a pré-candidatura de Egidio Ferrari largue com mais que o dobro do tempo de televisão que os demais adversários, assim como um exército de 80 candidatos a vereador. Situação que pode aumentar, caso o MDB defina também pelo apoio ou mesmo outra sigla.

Os cinco partidos terão a nominata de vereadores fechada, no caso 16 nomes. Para se ter uma ideia, o principal adversário hoje, Odair Tramontin (NOVO), tem por enquanto na sua aliança apenas o PSD, totalizando 32 candidatos.

Uma nominata robusta pressupõe mais gente levando a mensagem da chapa majoritária, uma vantagem e tanto.

A outra vantagem está no tempo de TV, com repercussão importante nos comerciais que são inseridos durante a programação. A repartição do tempo se dá com base na última eleição para a Câmara dos Deputados. Partidos com mais bancada, tem direito a mais tempo.

O PL elegeu o maior numero de deputados, 99, praticamente um quinto do total de eleitos, o que já garantiria uma importante vantagem. Se somar agora o eleitos pelo União, PP, Republicanos e PRD chega a 250, praticamente a metade da Câmara, e a metade do tempo de televisão. E pode superar o tempo que será destinado aos demais partidos em caso de apoio do MDB ou outra sigla.

Ou seja, metade do tempo para a candidatura de Egidio, metade do tempo para ser dividido  pelos demais cinco candidatos colocados hoje em Blumenau.

A Federação PT-PCdoB-PV deve ter o segundo maior tempo de tv.

O NOVO não teria direito a tempo de TV pois elegeu apenas três em 2022 e ele vem graças ao PSD, que elegeu 42 federais.  Deve ser o o terceiro com mais espaço, seguido pela Federação PSDB-Cidadania, PSOL e Podemos.

 

3 Comentário

  1. Pouca vergonha , 80 candidatos a vereador ,tudo isto só em busca de voto para a legenda .
    Não me refiro somente a nominata citada (PL), todos os demais partidos são iguais , vão vir com uma imensidão de candidatos , na sua maioria sequer sabem o que um vereador deve fazer , sequer conhecem o regimento interno , o que é um requerimento , o que é um projeto ou anti projeto , são candidatos apenas para trazer votos para legenda e isto gerenciado pelos caciques dos partidos .
    Dos vereadores atuais , se o povo for inteligente , tem um ou dois que é possível reeleger , mas só isto .
    Assim que liberar a propaganda eleitoral na TV , vai começar a vergonha , candidatos a prefeito que vão ter solução para tudo e candidatos a vereador que sequer sabem a tabuada de 8 . Resta que o povo tenha consciência e escolha certo , mas sabemos o que ocorre , e por isto estamos na situação atual no país , políticos que se perpetuam no poder , com aval de analfabetos políticos .
    E nesta opinião não existe viés de direita ou esquerda , já que nos bastidores , a maioria é igual .

  2. Parabéns pela colocação perfeita!
    Os CACIQUES de bastidores são conhecidos e os fantoches oportunistas do teatro da velha política estão como formigas em formigueiro mexido. Desesperados para não perder a teta.
    Que o eleitor esteja atento pois dele depende o futuro da cidade e a limpeza necessária.
    O que interessa não é a cara do candidato mas quem faz parte da “turminha/grupo”.

  3. Quem paga tudo isso Samos nós povo na hora de volta escolha se quer quê Blumenau fique no atraso de tudo problema na saúde educação nos seus bairros vê assim vai jamais vou perder meu tempo votando em candidato do PL porque sei bem que aconteceu com estado governado pelo partido do PL tô fora essa culpa não vou carregar perante minha família meu amigos meus netos.pL quer Tomar conta de toda santa Catarina será porque né??? Que povo saiba escolher para não lamentar depois

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*