O bom exemplo dos prefeitos catarinenses

Auxiliar a reconstrução de cidades gaúchas que estão em situação de emergência pela enchente dos últimos dias. Esse é o propósito da iniciativa “Uma Rede de Solidariedade” criada por lideranças políticas para que prefeituras catarinenses adotem municípios gaúchos, com objetivo de atuar de forma efetiva na limpeza e restauração dessas cidades.

A primeira Prefeitura a dar o exemplo foi a de Bombinhas, comandada pelo prefeito Paulinho (PSD), com a parceria da esposa, deputada estadual Paulinha (Podemos), que adotou Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Na prática, quando uma prefeitura de Santa Catarina adota uma cidade gaúcha, com anuência da Câmara de Vereadores, é possível ceder máquinas para a limpeza da cidade e restauração de vias públicas e pontes, por exemplo. Como muitas cidades perderam os maquinários com as chuvas, adquirir novos equipamentos pode ter um custo alto e um prazo muito longo para a reconstrução da cidade.

O personagem Badin, influenciador de redes sociais que arrecadou mais de R$ 60 milhões para os municípios gaúchos atingidos pelas chuvas, gravou um vídeo incentivando outras prefeituras do Brasil a adotar cidades do Rio Grande do Sul, dando um novo impulso a iniciativa.

Boa parte das prefeituras do Vale do Itajaí se engajou, como Blumenau (Lajeado e Estrela), Indaial (Nova Rita), Timbó (Rolante) e Pomerode (Cruzeiro do Sul). Além delas, Joinville (Lageado e Estrela), Cunha Porã (Agudo), Itá (Barra do Rio Azul), Pomerode (Cachoeirinha), Rancho Queimado (Gravataí), Apiúna (Guaíba), Cunhataí (Travesseiro) e Rio do Sul (Muçum).

Belo exemplo, ainda mais partindo de cidades que conhecem bem o que os gaúchos estão passando.

2 Comentário

  1. Ideia e ação louvável….
    Mas fica a pergunta: Todas estas prefeituras tem a estrutura de ação sobre eventos similares “up to date” para atender a sua população?!?!!??!?!?!
    Será que o exemplo deste evento não “serve de incentivo” para atualizar a estrutura atual de cada cidade?!?!?!?!

  2. Com quais critérios as cidades “adotadas” foram escolhidas? Blumenau e Joinvile, duas potências em SC, capazes de reunirem muitas doações escolheram as mesmas cidades. Lageado e Estrela. Com que critérios? Questionaram a defesa civil do RS ? Afinal, são 441 municipios gaúchos em estado de calamidade pública. Vai que minhas doações estão indo para um cidade que está recebendo muito enquanto que pessoas morrem em outras que não estão recebendo tanto. Quais critérios foram usados? Marketing?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*