O Caso Evandro: Resenha de Preto conversa com o pai de santo Osvaldo Marcineiro

Nesta quinta-feira, 10, na estreia da nova temporada do Resenha de Preto, Marco Antonio André conversa com o pai-de-santo Osvaldo Marcineiro, acusado de ser chefe de uma “seita de magia negra”, ficou quase cinco anos preso em regime fechado pela morte do menino Evandro, no Paraná.

20h30, ao vivo na página do Informe Blumenau no Facebook.

Conheça mais sobre o caso:

O Caso Evandro

O menino Evandro Ramos Caetano, então com 6 anos, desapareceu na cidade Guaratuba, litoral do Paraná, no dia 6 de abril de 1992.

O caso teve grande repercussão na impressa nos anos 90 e voltou a ganhar destaque com o podcast “O Caso Evandro – Projeto Humanos“, do jornalista Ivan Mizanzuk em 2018 e com a série da Globoplay em 2021.

Acusados

A promotoria do Paraná indiciou Beatriz Abagge e Celina Abagge (então filha do prefeito e primeira dama do município, respectivamente), como mentoras do sequestro e morte de Evandro.

A alegação do poder público é de a criança foi usada em suposto ritual de magia negra. As duas foram julgadas e absolvidas em 23 de março de 1998. Em 1999 o júri foi anulado, com novo julgamento realizado 13 anos depois, em 28 de maio de 2011.

Em 2004, foram julgados e condenados o pai-de-santo Osvaldo Marcineiro, o pintor Vicente de Paula Ferreira e o artesão Davi dos Santos Soares.

Francisco Sérgio Cristofolini e Airton Bardelli dos Santos, foram absolvidos em 2005.

Atualmente, todo processo está sendo revisado, a partir de novas provas apresentadas ao longo da investigação para a gravação do podcast, que apontam que os denunciados foram torturados para confessarem os supostos crimes atribuídos a eles.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*