Coragem para Mudar. Com este nome, o Podemos de Blumenau concorrerá em chapa pura à Prefeitura e Câmara Municipal. Ricardo Alba e Percy de Borba são os candidatos da majoritária, acompanhados de uma nominata de 16 candidatos a vereador. O martelo foi batido durante a convenção da última segunda-feira.
O nome da chapa aponta o caminho do discurso do pré-candidato a prefeito até agora, focando as críticas na atual gestão. Alba é eloquente nos discursos, mas tende a dar uma suavizada para não “implodir pontes”, como dizem aqueles que são dos bastidores da política. A presidente estadual do Partido, deputada Paulinha, tem pretensões de chegar à Câmara dos Deputados em 2026 e o presidente municipal, Fábio Fiedler, tem negócios locais com o Município e quer mantê-los.
A densidade eleitoral de Ricardo Alba na disputa é uma incógnita. Foi vereador, depois deputado estadual mais votado em 2018, quando fez em Blumenau 36.373 votos do total de 62.762. Em 2020 foi candidato a prefeito, quando fez 17.487 votos, ficando em quarto lugar. Em 2022, não conseguiu eleger-se deputado federal, mas fez 19.561 votos na cidade.
Terá uma estrutura pequena e uma nominata de vereadores não totalmente comprometida com a campanha dele. Não deve adotar o discurso mais bolsonaro raiz – que ele é -, mas deve tirar alguns votos das outras duas candidaturas do campo da direita, Egidio Ferrari e Odair Tramontin.
Fundo partidário …..viva