Fiquei muito bem impressionado ao conhecer o novo Museu da Cerveja de Blumenau nesta quinta-feira,1, agora nas mãos da iniciativa privada através da política de concessões e parcerias que tem sido feita pela Prefeitura, já com bons frutos.
“O plano de concessões criado pelo governo Mário tem se mostrado eficaz. Não temos dúvidas que este será mais um grande cartão-postal da cidade”, diz o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, que deu o início ao pacote pensado pela Prefeitura.
Conheço de longa data um dos empreendedores, o Valmir Zanetti, por isso eu tinha certeza de coisa boa, mas foi além, pela ousadia e criatividade.
Nada lembra aquele “antigo” Museu da Cerveja, que tem a sua importância marcada na cidade, até em números de visitas. O novo é interativo e instigante, misturando a história de Blumenau e da Cerveja. Lá pelas tantas você caminha pelo Rio Itajaí Açu, numa experiência muito legal.
“Há muitas curiosidades e histórias contadas na experiência de visitação que possivelmente nunca chegaram mesmo a quem mora aqui. Queremos que essa experiência seja, antes de mais nada, um encontro de Blumenau com a sua história e uma celebração de tudo o que fizemos e ainda faremos através da cerveja”, conta.
A visitação é dividida em oito ambientes. Neles, é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a trajetória que consagrou Blumenau como a Capital Brasileira da Bebida. Celebrações como a Oktoberfest e fatos relevantes para a cidade como as enchentes também são apresentados na visitação.
A visita é feita por grupos de 20 pessoas.
Termina com uma bela loja de souvenir e um espaço maravilhoso no alto da curva do Rio, com uma chopeira ao lado e espaço para música.
Vale a pena conhecer!
É importante aqui fazer uma referência, pois vai ter berreiro, como sempre. É um empreendimento turístico, tem seu preço, não é para o dia a dia do blumenauense, mas é para blumenauense levar um familiar ou amigo de outra cidade. É negócio.
E não é barato. Vai custar R$ 60,00 por cabeça, com direito a duas degustações de cerveja. É uma necessidade e, neste caso, literalmente o mercado terá que “regular” seu preço.
Neste aniversário de Blumenau, moradores da cidade, com com comprovante de residência, terão entrada gratuita.
Seja o primeiro a comentar