Leandro Índio da Silva virou figura conhecida nos bastidores da política de Blumenau desde o primeiro mandato de Napoleão Bernardes na Prefeitura. Filiado ao PSDB, mas com perfil técnico, ocupou importantes cargos de segundo escalão da então gestão tucana, como diretor na secretaria de Gestão Governamental e depois da Secretaria de Saúde, quando Maria Regina Soar foi secretária.
Quando o suplente Dalírio Beber (PSDB) assumiu como senador no lugar de Luiz Henrique da Silveira (MDB), Índio teve a experiência de ser assessor parlamentar.
Voltou à Prefeitura e, em 2018, já com Mário Hildebrandt (PL) prefeito, assumiu seu primeiro cargo de primeiro escalão, de forma interina, Intendente da Vila Itoupava, talvez o seu maior desafio pessoal e profissional. A interinidade passou, virou permanente até março deste ano, com bons índices de avaliação na região mais alemã do Brasil. Deixou o cargo para estar apto a participar da eleição, sempre falando que não tinha pretensão de ser candidato a vereador, sugestão que muitos apontavam para ele nesta eleição.
Não foi candidato e foi parar em Balneário Camboriú, berço de sua formação política, onde tem uma relação quase familiar com a família Pavan. Cresceu junto com Juliana Pavan, filha de Leonel, que se colocava para ser candidata a prefeita numa das cidades onde o bolsonarismo é mais forte.
Índio coordenou a campanha de Juliana lá, numa disputa onde os adversários contaram com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, governador Jorginho Mello, Eduardo Bolsonaro, Jair Renan e até o presidente da Argentina, Javier Milei. E saíram vitoriosos, numa disputa que deu o que falar.
“Que experiência cívica extraordinária, poder vivenciar este momento. Sou fruto da escola pública e, quando criança, era beneficiado pelas políticas públicas que o pai da Juliana implantou em nossa cidade. Somente a educação pública tem esse poder: diminuir a distância e promover o equilíbrio social, fazendo com que, no transcorrer do tempo, o filho de uma professora pudesse estar ao lado da filha do prefeito, que agora será a nossa nova prefeita”, escreveu Índio nas redes sociais dele depois da vitória.
Leandro Índio da Silva deverá estar na equipe de transição da prefeita eleita e é nome provável para o primeiro escalão. Blumenau perde um grande quadro, mas a boa política não.
Juliana foi eleita com capital POLÍTICO próprio e de seu pai.