Nesta sexta-feira, 4 , acontece a tão esperada visita do governador Jorginho Mello (PL) a Blumenau para conversar com os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. Vem lançar o Programa SANTA CATARINA LEVADA A SÉRIO + PERTO DE VOCÊ, sua estratégia administrativa e de marketing nesta largada de Governo.
Sete meses depois de assumir, será a primeira visita oficial do governador depois de tomar posse. Esteve aqui quando do triste episódio do massacre a creche Cantinho Bom Pastor, no começo de abril, mas para prestar solidariedade.
Mas, mais que ouvir o que o Governo vai anunciar do novo programa, os prefeitos querem ouvir o que ele vai dizer sobre o plano 1000, a estratégia administrativa e de marketing do seu antecessor, Carlos Moisés (Republicanos). Todas as cidades da região estão com obras paradas pela falta de repasse de recursos empenhados pelo Governo do Estado.
Independente do gestor de plantão, as obras são do Governo do Estado, foram licitadas, começaram e agora estão paralisadas, com um prejuízo já previsível se a retomada demorar.
Em Blumenau, por exemplo, são 18 obras do Plano 1000 e boa parte delas está parada pela falta de repasses. A Prefeitura chegou a gravar um video sobre estas obras e colocar nas redes sociais, o que foi considerado indelicado por parte do deputado estadual Ivan Naatz (PL), aliado de Jorginho Mello.
É fato. Faltando um ano e meio para o final de mandato e um ano para a campanha eleitoral, nenhum prefeito quer obras paradas em suas cidades, mesmo aqueles que não podem mais concorrer, o que é a grande maioria, por já estarem em segundo mandato.
Isso é o principal que querem ouvir. Um cronograma de como sera a retomada do que já começou do Plano 1000, dentro do mais curto espaço de tempo.
E aí fica a expectativa do anúncio de investimentos que teriam, aí sim, a cara do Governo Jorginho. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) sonha com recursos para o Corredor Norte, na Rodovia Pedro Zimmermann, uma obra cara. Já apresentou o projeto para o secretário de Infraestrutura, Jerry Comper (MDB).
Não podemos esquecer da SC 108, cujas obras recomeçaram recentemente depois de anos e, por enquanto, levam nada a lugar algum. Novos trechos precisam ser licitados.
Mas, preciso dizer, não me venham com anúncio de investimentos para o aeroporto Quero Quero, Complexo Municipal do SESI ou Super Delegacia de Polícia Civil, algumas reivindicações de Blumenau. E muito menos anunciar que vai mudar o,local para fazer a caterira de identidade, novas viaturas para polícia e Samu, como se fossem presentes para a cidade, pois são obrigações.
Se a grana é curta, precisamos elencar as prioridades.
Be the first to comment