Confirmaram-se os bastidores. O reitor João Natel não será candidato a prefeito de Blumenau em 2016. Anunciou a desistência em reunião nesta terça-feira, 24, durante reunião da Comissão Provisória Municipal ampliada, faltando poucos dias para o prazo de desincompatibilização da FURB. O também médico e também filiado recente, Marcelo Lanzarin, é o novo pré-candidato.
A definição aconteceu ontem, durante reunião dos dois com o presidente estadual Mauro Mariani. Hoje houve o comunicado oficial para os pré-candidatos a vereador e outros membros.
O reitor optou em cumprir os mais de dois anos do segundo mandato na FURB e explicou os argumentos para a Executiva Estadual, que no ano passado interviu no partido em Blumenau, provocando o afastamento de lideranças como Paulo França e desfiliações, entre as principais, a do único vereador, Roberto Tribess, e de César Botelho.
Conversei com João Natel. Ele destacou os grandes desafios a frente da Universidade Regional e garantiu que o PMDB será cabeça de chapa. Sobre alianças, destacou duas frentes: o PSB de Mário Hildebrandt e Alexandre José, a frente de sete pequenos partidos.
Marcelo Lanzarin também garantiu que o PMDB terá candidato e ele ocupará esta vaga. Buscava este espaço no PR, encontrou no PMDB. Assim é a política.
Não será fácil. Com partido esfacelado, a candidatura de João Natel, com mais visibilidade, custava a decolar. O ex-secretário de saúde e suplente de vereador Marcelo Lanzarin está um degrau abaixo no imaginário eleitoral.
Mas…
PS: Interessante ver a ala dissidente comemorando. Muitos não engolem João Natel e consideram o reitor responsável pelo esvaziamento do partido. Foi daí que recebi a primeira mensagem sobre a desistência.
Quem é Lazarim? Além de médico que não cumpre expediente?