OAB Impetra Mandado de Segurança contra Prefeitura de Blumenau

Foto: divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB/SC) em conjunto e a pedido da OAB Blumenau ingressou com um Mandado de Segurança Coletivo contra o município de Blumenau, contestando a exigência indevida do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre os honorários de sucumbência e a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal por parte das sociedades de advogados e suas sociedades inscritas no Simples Nacional.

A ação foi proposta diante do entendimento da administração municipal que impõe a cobrança do ISS sobre os valores recebidos a título de honorários de sucumbência – montante pago pela parte vencida ao advogado da parte vencedora em processos judiciais. Para a OAB/SC e a OAB Blumenau, essa exigência é inconstitucional e ilegal, pois tais valores não configuram prestação de serviço à parte vencida, não devendo, portanto, ser tributados.

A tese defendida pela OAB/SC e a OAB Blumenau é embasada no entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já reconheceu a não incidência do ISS sobre os honorários de sucumbência, bem como na legislação vigente, incluindo o Decreto-Lei nº 406/68 e a Lei Complementar nº 116/03.

“A advocacia é uma atividade essencial à Justiça e não pode ser penalizada com uma tributação indevida. O que estamos buscando com esse mandado de segurança é garantir o respeito à legislação e à segurança jurídica para os advogados de Blumenau”, destacou Pedro Cascaes Neto, presidente da OAB Blumenau.

A OAB requer liminarmente que o município de Blumenau se abstenha de exigir o ISS sobre honorários de sucumbência, bem como a emissão de nota fiscal e demais obrigações acessórias decorrentes. Além disso, requer a devolução dos valores indevidamente pagos nos últimos cinco anos por parte das sociedades de advogados.

5 Comentário

  1. Advogado é cidadão. Deve obedecer a Lei como qualquer cidadão obedece. A OAB conquistou prerrogativas para seus Associados que remontam ao absurdo nesse país Mais parece uma Máfia.A de se ter cuidado, o que é completamente ilusório.Todi o Poder Judiciário na sua Ex encha é composta por ADVOGADOS.

  2. Parabéns OAB, sentiu no bolso…e como seria maravilhoso a OAB se posicionar fortemente sobre as aberrações que estão ocorrendo no Brasil em relação ao STF e outras coisas

  3. Advogados se acham doutores o que sem Doutorado não são. Agora essa??? Tem que pagar os tributos sim.

  4. Além de cobrarem altos honorários, não querem pagar o imposto que qualquer atividade lucrativa deve para a sociedade. Nada de novo, nesse país onde as castas prosperam.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*