A Secretaria Municipal de Obras começa nesta segunda-feira,13, a obra de macrodrenagem da Rua Araranguá, em busca de solucionar um problema histórico de alagamentos provocados em episódios de enxurradas.
A obra contempla uma nova tubulação em um trecho de aproximadamente 900 metros entre as ruas Bento José da Silva e Barbacena. Devido à complexidade da obra, a Semob dividiu os trabalhos em duas etapas, justamente para que o impacto na mobilidade da comunidade seja o menor possível.
Nesta primeira fase da obra, as escavações iniciam nas imediações da Rua Bento José da Silva seguindo por cerca de 300 metros até chegar na Capela Santa Luzia. Neste período, o acesso ficará interditado ao trânsito, obrigando os moradores a usarem como rota alternativa o acesso pelas ruas Alberto Pamplona, Valença e Engenheiro Odebrecht até retornar à Rua Amazonas.
As secretarias municipais estão mobilizadas visando atender a comunidade e minimizar os impactos da obra. Enquanto a secretaria de manutenção irá trabalhar para que as vias alternativas fiquem em condição de receber este fluxo que passará a utilizar estas ruas, a SMTT inclui novos horários de ônibus para melhor atender aos moradores. A Secretaria de Educação, por sua vez, intermedia junto às escolas e creches da localidade, para que estudantes e profissionais sofram o menos possível com os transtornos da obra.
“As secretarias estão envolvidas juntamente com a empresa e também com a Associação de Moradores para que todos compreendam a importância desta obra, mas principalmente para que prevaleça a compreensão de todos, pois esta não é um trabalho fácil e nem rápido de se realizar. Haverá contratempos e dificuldades, mas estamos focados em trazer o benefício para esta comunidade dentro do menor tempo possível”, ressalta o secretário de Obras, Dirk Reiter.
A macrodrenagem da Rua Araranguá contempla a melhoria do sistema de drenagem pluvial e a pavimentação asfáltica de um trecho da via, com um investimento de R$ 7 milhões. A obra foi viabilizada com recurso do Governo do Estado, no âmbito do programa de Transferência Especial Voluntária (TEV).
Transporte Coletivo
Diante das obras, que deixam parte da via interditada em ambos os sentidos, a linha 504 (Araranguá) terá alterações nos horários e itinerários de atendimento. Basicamente a linha terá dois itinerários buscando atender todos os passageiros da região:
1 – O primeiro trajeto tem saída do Terminal da Fonte sentido Rua Araranguá, com itinerário até o ESF Glodoaldo Lino de Amorim, passando pelas ruas Prefeito Frederico Busch Júnior e Ricardo Voigt; e retornando pela Rua Araranguá novamente sentido Terminal da Fonte.
2 – Já o segundo itinerário tem saída do Terminal da Fonte e segue pelas ruas Amazonas, Engenheiro Odebrecht, Valença, Alberto Pamplona e Araranguá até o ponto final; retornado pelo mesmo caminho sentido Terminal da Fonte.
“Com a mudança do trânsito na região, e um trecho da Rua Araranguá totalmente interditado, criamos estes novos itinerários para atender os passageiros seguindo o mais próximo possível dos locais de início e término do bloqueio. A mudança maior acontece para os passageiros que utilizam o serviço de transporte após o ponto de interdição. Porém, o novo itinerário atenderá a todos nessa nova configuração”, explica o diretor de transportes, Lairto Leite.
Para melhor atender os passageiros com essas mudanças, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também acrescentou 49 viagens para a linha, somando ao todo 56 viagens nos dias de semana, 38 viagens aos sábados e 12 viagens aos domingos e feriados. A tabela com o horário de cada itinerário pode ser conferida abaixo:
A SMTT ressalta ainda estará acompanhando as mudanças que ocorrem a partir do dia 13 de novembro. Sendo assim, os horários definidos acima podem ter novas alterações para garantir as conexões feitas pelos passageiros nos terminais. Em caso de novas alterações, as mudanças serão comunicadas previamente.
Fonte: da redação, com informações da PMB
Seja o primeiro a comentar