A Oktoberfest Blumenau conquistou o Prêmio ESG ADVB/SC 2023 na categoria Ambiental com o case “Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022 – maior festa alemã das Américas”. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, dia 19, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), em solenidade no Ágora Tech Park, em Joinville.
A premiação está na 24ª edição e reconhece anualmente organizações catarinenses que se destacam pela atuação responsável nos pilares de responsabilidade social, ambiental e governança corporativa, conhecidos como ESG (Environmental, Social, and Governance). O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) aponta que isso significa o reconhecimento do início de um projeto audacioso implantado na festa. “Quando iniciamos tínhamos a certeza que estávamos criando algo grande e que seria uma semente fundamental plantada no caminho das ações de sustentabilidade nos grandes eventos”, diz.
O Prêmio Empresa Cidadã ESG é promovido pela ADVB/SC desde 1999. Neste ano, foram inscritos 43 cases e 13 deles foram premiados em três categorias distintas – ambiental, social/cultural e governança. A avaliação dos cases inscritos no Prêmio Empresa Cidadã ESG é conduzida pelo Movimento Catarinense de Excelência (MCE): os cases são analisados com base em uma média de pontos, seguindo o modelo de avaliação PDCL (Plan, Do, Check e Learning), onde cada questão é julgada de acordo com a aderência aos temas de ESG, culminando na premiação das organizações que se destacam nesses pilares fundamentais.
Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, o impacto positivo gerado por meio do plano de sustentabilidade da festa tem como coroação esta premiação. “É dessa forma que chegamos além e divulgamos o que criamos na Oktoberfest. A cidade de Blumenau, a Oktoberfest e todos os mais de 634 mil visitantes da última edição foram impactados com essa proposta de evidenciar que é possível um evento de grande porte ter essa preocupação com o meio ambiente”, completa.
Na categoria ambiental, além da Oktoberfest, foram premiados mais sete cases que demonstram o compromisso das empresas com a preservação dos recursos naturais, a redução dos impactos ambientais e a promoção da educação ambiental.
“Ser responsável pelo Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest Blumenau, é, com toda certeza, uma enorme responsabilidade, a Clarear Projetos encarou esse desafio com muita entrega técnica, meses de diagnóstico e uma operação durante todos os dias do evento, destaque para as parcerias com as Secretarias de Meio Ambiente e Saneamento de Blumenau, que foram essenciais para o trabalho”, destaca Adriene Carlotto, da Clarear Projetos.
O Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022 foi destaque nacional pela alta complexidade e ineditismo em eventos no Brasil, 100% dos resíduos foram reaproveitados pela indústria, sem gerar impacto ambiental. Além do Gerenciamento dos Resíduos sem impacto ambiental, a Oktoberfest compensou a sua pegada de carbono com o plantio de mais de 4 mil árvores. Um evento de Blumenau compensando o impacto ambiental dentro do próprio município. Uma ação que promove mais qualidade de vida para a comunidade, deixando-a mais arborizada demonstrando para a população a preocupação com a cidade.
Fonte: Secom PMB
Be the first to comment