Opinião: Até quando suportaremos Bolsonaro?

Foto: reprodução


O mundo político de 2021 começou com um presidente, meio em uma pandemia, nadando em uma praia no litoral paulista cercado de apoiadores e seguranças. A cena, por si, é desprezível. A cafonice amplia-se com o fato do grupo de apoiadores, entre gritos de saudações ao mito, gritarem palavras ofensivas ao governador local. Não precisamos lembrar que o desprezo ao governador João Dória (PSDB), aliado na última eleição, é motivada pelas medidas sanitárias e com olhos a corrida presidencial de 2022. Por si o fato não tem nada de novo. Bolsonaro tem feito isso no seu governo inteiro. Serve apenas para entreter a plateia. Porém é reveladora do que é o Brasil dos tempos de fundamentalismos.

Reclama-se por ordem e hierarquia e desrespeita-se as mínimas regras de civilidade e convivência social. Tempos em que o presidente da república incentiva desobedecer a lei e o desrespeito. Atua não como o presidente, mas como um bobo da corte.

O que vivemos é um processo de anomia social. Anomia é um termo usado pelo sociólogo francês Emile Durkheim para explicar ausência de normas, de regras ou de leis.  Uma patologia social, resultado da carência temporária de uma regulamentação social, capaz de assegurar a cooperação entre os indivíduos.

Não, o mito e seus adoradores não são causadores deste fenômeno. Acredite, Bolsonaro é a consequência.  Sua biografia revela isso. Um capitão do exército, expulso por indisciplina e terrorismo, que viveu 28 anos na câmara dos deputados sem produzir nada além de ofensas aos colegas deputados. Como parlamentar defendeu a tortura, o estupro, as milícias, chegando a ameaçar de morte um presidente da república. Depois desta bela carreira no parlamento é eleito presidente com um discurso de ordem e progresso. “Deus acima de tudo.” Nada mais sintomático.

A anomia que vivemos é resultante do cenário econômico. No mundo todo assistimos o crescimento da desigualdade. Uma minoria que concentra a cada dia mais a riqueza em suas mãos e uma grande maioria que dia a dia luta para sobreviver. As seis pessoas mais ricas do Brasil concentram a mesma riqueza de que 100 milhões de brasileiros, quase a metade da população do país. Nesse nível de concentração de riqueza, não há processo de socialização ou organização institucional que consiga manter o mínimo de garantida de ordem ou civilidade, sobretudo, em um país onde a educação não é igualitária e nem todos acessam.

Cenário econômico que deve piorar com o fim do auxílio emergencial e do decreto de calamidade pública. Segundo o próprio Ministério da Cidadania, cerca de 126 milhões de pessoas, ou seja, 60% da população brasileira foram beneficiadas e terão redução de renda nos próximos meses. Sem falar que os empresários que acessaram a Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda que a partir deste mês terão de pagar o salário integral de seus funcionários sem poder demitir nos próximos 180 dias. Ou seja, se você achou que o último ano foi difícil, não espere refresco do atual.

Assim como também deve piorar o nível de insanidade do presidente. Com a ampliação da crise econômica, com um governo à deriva e sem resposta efetiva, assistiremos a ampliação de cenas e medidas para entreter a plateia.  A pergunta que fica é até onde iremos suportar.

 

15 Comentário

  1. Porque será que não temos esquerdistas donos de empresas ? Será que o discurso é diferente das ações ? O que os esquerdistas fazem de bom para o Brasil ?
    Bom mesmo foram Lula , Dilma e sua quadrilha …

  2. Só faltam 22 meses para a turnê da Família Trapo se encerrar.

  3. Desqualificado, despreparado, mas sobretudo um canalha!

    Pergunto: O que estariam dizendo e fazendo os que ainda o defendem se as barbaridades que este ser ignóbil fossem feitas ou ditas pelo presidente “presidiário” ou pela presidente “caçada”?

  4. Dá nojo ler você, Josué!

    Que soluções trouxe a esquerda ladra?

  5. Josué, brihante ! Nojo ver este canalha e seus apoiadores… seus atos representam a barbárie!

  6. É Josué, não dá pra agradar os gregos e os troianos.

  7. Opinião: Até quando a imprensa vai ficar fazendo papel vergonhoso no cenário nacional? E respondendo a questão do “blogueiro”: Aguente até 2026 😉

  8. Matéria com informação falsa referente a vida militar. Ele ñ foi expulso. Bolsonaro é um Oficial da AMAN, um PQD, foi aluno da Escola de Educação Física do Exército. Teve problemas de disciplina por reivindicar melhoria salarial dos militares.Depois foi absolvido pelo Tribunal de justiça do Exército. Por orientação de oficiais que hj estão com ele, se lançou na política E por isso teve que ir pra Reserva remunerada. Concordo que poderia evitar essas aglomerações ou aparecer falando com os apoiadores a distância e usando máscara.

  9. Até quando teremos de aguentar um texto tão sem nexo e divorciado da realidade como este?

    Texto esse vindo de um apoiador do grupo político que trouxe o país a esta situação lamentável e mesmo tendo sido democraticamente tirados do poder em 2018 insistem por meios escusos em atrapalhar o país em que vivem de todas as maneiras possíveis.

    Exemplo claro disso foi José Dirceu em recente entrevista incitando outra vez o ódio da militância dizendo que Bolsonaro deve ser tirado do poder em 2021. Esse texto sem pé nem cabeça que a militância respondeu ao toque do berrante do Dirceu.

  10. O mais hipócrita é que os comentários contrários desta seção são apagados sistematicamente e só sobra comentários a favor deste artigo sem pé nem cabeça…

  11. Nós suportamos toda sorte de ladrões, corruptos e bandidos que você e seus iguais, da imprensa, defendem, durante mais de uma década. Qual o problema em suportar um homem honesto por quatro anos?

  12. Pois é Alcino,… parece que vc disse tudo!
    Este obtuso (cientista??) de viés esquerda só ataca o lado pessoal do cara (como se existisse presidente santo e perfeito!).

    E esquece q o BRASIL em plena pandemia diminuiu o desemprego! terá um dos melhores PIB do mundo em 2020 em comparação a outros países até de 1° mundo! Balança comercial altamente positiva! Foi o país da América L. q mais ajudou a população em Auxílios!
    E poderia estar muito melhor se não fosse a quebradeira/roubalheira deixada nas gestões anteriores Petistas, e agora o cara tá amarrado pelo infame congresso representado nas figuras execraveis de Maia e Alcolumbre q travaram o país junto com o irmão stf, em pautas urgentes como reformas, privatizações e projetos de cortes de gastos, mordomias, privilégios do executivo, legislativo, judiciário, militares, alto funcionalismo!?

    Em comparação, outro cara chamado Lularapio condenado em 1 e 2° estâncias com mais 6 processos ainda, está solto e passeando em lua de mel com sua noiva, AS NOSSAS CUSTAS DE IMPOSTOS!? em Cuba nas praias do Caribe! muito provável também com seus filhos multimilionários gerados dos lucrativos esquemas ensinados/EMPREITADOS do papai cachaceiro!

    Vamu q vamu cumpanheru! o gado já é nosso!???

  13. Bozoasno milician0 trapalhão histérico 71 engana só gado tonto

  14. Texto com notícias falsas, tendenciosas e maliciosas.

    Acho que um jORNALISTA que mais parece ser um fofoqueiro que não informa uma verdade, deveria ser despedido, isso se for uma empresa séria.
    Pois o Presidente Bolsonaro tivesse sido expulso, ele não seria Capitão da Reserva, nem Reformado, pois perderia o Posto e o Soldo.

    Procurem colocar um profissional com ética na empresa.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*