A Lei 7127/2007 que rege os Serviços de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de Blumenau implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo. O Título desta Lei não especifica o Modal de transporte coletivo. Mas ao realizar a leitura interpreta-se que só existe um tipo de Modal que é através de Ônibus. Entretanto, antes de prosseguir, faz se aqui uma moção de louvor ao então Prefeito João Paulo Kleinübing pelo encorajamento, na época, perante a sociedade Blumenauense em enfrentar a implantação deste Modelo de Transporte Coletivo.
Porém, considerando o marco desta Lei em 2007, já se passaram 16 anos após sua implantação. Envolto neste Sistema houve, há e haverá muitos debates para aprimorar o Sistema Integrado.
Atualmente, conforme projeto desenvolvido anterior a 2007 foi concluído o Terminal Agua Verde. Diga se de passagem, efetivo com estrutura adequada ao atendimento do usuário cativo do Sistema. Observa se ainda a semelhança dos oitos terminais em sua Arquitetura. Essa padronização colabora na identificação do cidadão para utilização do Sistema.
Entretanto, como descrito acima, há muitas discussões e cobranças que devem ser realizadas pela sociedade. Não sou usuário cativo, mas de vez em quando utilizo o Sistema. Desta forma, faço colocação que para muitos podem ser críticas e, se for, servem para expor minha opinião sobre a atual gestão do Sistema.
Primeiramente, para esclarecer melhor, um Sistema Integrado de Transporte Coletivo deve ter no mínimo a Infra Estrutura da malha viária efetiva para transportar passageiros, ou seja, não há uma interligação completa entre os terminais, ou melhor, a pista para o Ônibus transitar não se completa em qualquer ligação entre terminais. Como exemplo, o Sistema Integrado por Ônibus, em Curitiba, uma referência, os Ônibus, articulados, bi articulados tem suas pistas de transito exclusivas e com ligações completas. A meu ver Este detalhe deve ser corrigido o mais breve possível para melhorar ainda mais a velocidade, a frequência e principalmente o conforto no Sistema.
A crítica maior é com relação aos atuais veículos que transportam os usuários, vejo que os mesmos não atendem corretamente a demanda da sociedade Blumenauense, ou seja, são Ônibus simples, sempre lotados, principalmente na hora de pico, haja vista a envergadura dos mesmos. Têm Ônibus maiores, porém só servem para realizar viagens entre os principais Terminais. Veículos que deixam muito a desejar. Na Lei acima mencionada tem artigos que estabelecem o conforto, primordial, para os passageiros. Os veículos deveriam seguir padrões com ônibus articulados e biarticulados bem como micro-ônibus para atender a demanda mais afastada, da periferia, do Sistema. O preço da Tarifa cobrada é demasiadamente elevado pelo atendimento que é oferecido aos usuários. Destaco, como crítica construtiva, que atualmente
75 mil usuários, semanalmente, utilizam o Sistema o que é inerente ao descontentamento dos usuários cativos. E como abranger mais de 100 mil usuários? Somente com melhoria do Sistema para atrair as pessoas a utilizarem.
A priori o único Modal que contempla o Sistema de Blumenau é por Ônibus, não se percebe na Infra Estrutura dos Terminais, espaços para ampliação para outros Modais como, por exemplo, o Metrô.
Em se tratando somente dos Terminais, não se observa um preenchimento dos espaços para atender as necessidades dos usuários. Isto é, em cada terminal, além de lanchonetes poderia haver salas de enfermaria, salas de atendimento social (CRAs e CREAs), salas para leitura (bibliotecas), salas para atendimento religioso com disponibilizações de Padres, Pastores, entre outros. Disponibilização de Professores de Educação Física, de Matemática, de Português, entre outros. Desta forma, aproveitar os espaços para socializações de pessoas. Não cabe no interior dos Terminais o comércio de qualquer outro produto que não seja o de alimentos.
Resumidamente, reitero que o debate, as sugestões devem ser elencadas por todas as pessoas que aderem o Sistema Integrado como um todo. Muitos podem não concordar com minhas sugestões, porém podem colocar as suas e vamos debater como sociedade civilizada o aperfeiçoamento do Sistema. Neste contexto, há várias informações que podem servir para chamar o Público inerente ao Sistema para inserir emendas a Lei 7127/2007 e isso é tarefa de nossos Vereadores. Tenho convicta certeza que toda sociedade irá se engajar para tornar o Sistema Integrado com melhor Qualidade de Vida.
Ivo R. Reinhold, Pós Graduado em Gestão Pública, Mestre em Engenharia de Transportes – IME e Doutor em Engenharia de Tráfego – UFSC
Bom dia! Concordo com o texto acima, com gênero, número e grau. O sistema de transporte coletivo já foi muito eficiente em um passado remoto. Fico triste que hoje em dia não e mais assim. Reforço que a segurança pública também deve ser reforçada.