Organização Mundial do Turismo cita Rota do Enxaimel em site oficial

Foto: Rota Enxaimel

Além do certificado recebido em dezembro do ano passado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agora a Rota do Enxaimel, de Pomerode, tem seu espaço no site oficial da instituição internacional. A página da web traz um resumo sobre a atração turística e também os selos que a proposta atende entre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) pregados pela OMT.

“É uma forma da Rota do Enxaimel estar visível para o mundo inteiro e isso, agregado ao selo de melhor vila rural turística do Brasil, atrai cada vez mais visitantes. Quem ganha é a Rota, os moradores e empreendedores que participam do projeto e a cidade de Pomerode, que abraça os turistas e percebe uma movimentação na economia a partir da iniciativa”, afirma Rogério Siewert, presidente da Associação Rota do Enxaimel.

O Sebrae/SC também é citado no site internacional, como um apoiador do projeto, por meio de consultoria, o desenvolvimento da cadeia de valor do turismo e o desenvolvimento da gestão do negócio, conforme consta no texto. “Essa menção é um reconhecimento de todo o trabalho que o Sebrae/SC vem desenvolvendo junto com outras entidades, em prol da Associação Rota do Enxaimel no sentido de potencializar o destino como uma opção turística, mostrando a experiência de valor que a Rota tem para entregar, além de impulsionar a competitividade local, aumentando a eficiência dos empreendedores locais”, destaca Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC no Vale do Itajaí.

A cooperação entre a Associação, o Sebrae/SC e a Cooperativa de Crédito Viacredi iniciou em julho de 2021 e já promoveu várias ações, entre elas, um mapa turístico e a reestruturação do site www.rotadoenxaimel.com.br. A Rota do Enxaimel, tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica localizada no bairro Testo Alto, em Pomerode, e inclui ao longo de 16 km em área rural cerca de 50 construções no estilo enxaimel, preservando não apenas as características arquitetônicas germânicas, mas também as tradições da cultura alemã de 150 anos atrás.

A região foi reconhecida como Best Tourism Villages por atender a questões defendidas pela OMT – um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e acessível. A entidade internacional classifica e reconhece os destinos turísticos que impulsionam crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental.  

O conteúdo completo no site oficial da OMT pode ser conferido aqui.

Fonte: Trevo Comunicação

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*