Os candidatos ao Governo e os cabos eleitorais em Blumenau e região

O deputado estadual Ricardo Alba (União), candidato a deputado federal, reclamou – com razão! – de um post meu sobre a representatividade dos apoios ao candidato ao Governo de sua coligação, Gean Loureiro (União) em Blumenau e região. Fiz de forma apressada, queria me referir a pouca identificação dos três nomes da majoritária com a região – além do ex-prefeito da capital, o vice é Eron Giordani (PSD), do oeste e o candidato ao Senador Raimundo Colombo, da Serra -, mas na sequência retifiquei.

Mas agora aproveito para fazer um material mais apanhado, de todos os candidatos ao Governo, pois foi isso que norteou aquela postagem sem revisão. Nela, eu queria dizer que Alba, deputado mais votado em 2018, era praticamente o único cabo eleitoral de Loureiro no Vale Europeu. Esqueci de citar o deputado estadual Laércio Schuster (União), candidato à reeleição, ex-prefeito de Timbó, que já organizou evento para seu candidato ao Governo na cidade onde tem domicílio eleitoral.

E tem ainda o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (União), que é o coordenador oficial da campanha.

Alba citou outros candidatos, como Napoleão Bernardes (PSD) e Marcos da Rosa (União), que tentam vaga na Assembleia Legislativa e Ismael dos Santos (PSD), candidato a deputado federal, mas nenhum deles está mergulhado na campanha majoritária. Gean chegou a participar de eventos promovido por Ismael, mas os eventos eram do atual deputado estadual.

Ismael e Marcos da Rosa são bolsonaristas convictos e o fato de Gean, apesar de votar no presidente, não ser tão raiz como alguns outros talvez os inibam de pedir votos para o candidato a majoritária, numa das regiões mais adeptas ao projeto de reeleição do presidente em Santa Catarina.

Alba também é raiz, mas vestiu a camisa de Loureiro de corpo e alma.

Seguindo nesta linha de Bolsonaro, o grande ativo do candidato Jorginho Mello (PL) na região é o número, 22, o mesmo do presidente candidato à reeleição. Tem um cabo eleitoral aguerrido, que é o deputado estadual candidato à reeleição Ivan Naatz e o candidato ao Senado na chapa, Jorge Seif, será apoiado pelo prefeito de Blumenau.

E Mário Hildebrandt (Podemos) é o grande cabo eleitoral do governador Carlos Moisés (Republicanos), liderando uma frente de prefeitos do Vale Europeu de diferentes partidos. Todos estão trabalhando pelo projeto de reeleição e mobilizando os cargos comissionados neste sentido, que é um apoio e tanto.

A chapa de Esperidião Amin (PP) tem um morador de Blumenau como vice, Dalirio Beber. O cacique do PSDB mobiliza importantes apoios, parte dos comissionados da prefeitura, dois vereadores e dois candidatos a estadual e federal que pedem voto para a majoritária.

Outros candidatos ao Governo são de Blumenau. Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau, e o promotor público Odair Tramontin (Novo), nomes identificados com  a cidade e a região.

O Vale Europeu, formado por 14 cidades, tem quase 590 mil eleitores, dez por cento do eleitorado total catarinense. Só Blumenau tem 261 mil eleitores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*