Será grande a nominata de candidatos a deputado estadual por Blumenau em 2018. Ainda é cedo, muitas coisas podem mudar, mas o Informe contabiliza pelo menos 11 nomes.
Começando pelos três deputados com mandato, que em tese, serão candidatos à reeleição: Jean Kuhlmann e Ismael dos Santos, do PSD, e Ana Paula Lima, do PT.
Alguns participaram do pleito deste ano com o foco firme na Assembleia Legislativa, como é o caso de Ivan Naatz (PDT), Arnaldo Zimmermann (PCdoB), que concorreram a prefeito, e Zeca Bombeiro (SD), reeleito vereador. Alexandre José (PRB) é uma incógnita, mas antes de participar deste pleito não negava o interesse em tentar uma vaga.
O PSDB tem Marco Antônio Wanrowsky, que é suplente de deputado hoje. Pelo peso interno e pela participação na campanha vitoriosa de Napoleão Bernardes, tem tudo para ser o candidato preferencial dos tucanos de Blumenau.
Outro suplente que deve tentar novamente uma vaga é Roni Wan-Dall, do PP, ex-secretário municipal de Administração.
Resta dúvida sobre o PMDB, que saiu vitaminado das urnas estadualmente. O reitor João Natel não esconde de ninguém a vontade de disputar uma vaga, mas ainda analisa o cenário.
Outra dúvida importante neste tabuleiro é Mário Hildebrandt (PSB), eleito vice-prefeito. Dependerá muito da participação ou não de Napoleão no pleito de 2018.
O DEM sai fortalecido das urnas em Blumenau, mas fica a dúvida se teria forças para uma campanha estadualizada.
Então, numa avaliação bastante preliminar ainda, com risco de alguns esquecimentos, temos entre 10 e 11 nomes de Blumenau para a Assembleia Legislativa.
Muita gente para pouco eleitor. Qual seria sua aposta?
Se dividir 180 mil votos válidos por 11
Da uma média de mais de 16 mil votos para cada um.
Tempos melhores virão.
Pois é ……