Nesta quarta-feira, toma posse a 20ª Legislatura na Assembleia Legislativa, com quatro deputados com domicílio eleitoral de Blumenau, um a mais que na ultima. Um novato, o delegado Egídio Ferrari (PTB) e três experientes: o ex-vereador Marcos da Rosa (UB), o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD) e Ivan Naatz (PL), reeleito.
O advogado Ivan Naatz ganhou protagonismo no seu primeiro mandato. Último a entrar em 2018, ainda no PV, fez mais que o triplo dos votos em 2022, 45.304. o que mostra aprovação do seu trabalho. Naatz atualmente preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e atua como líder do seu partido, o PL, e tem tudo para ser o líder do governo Jorginho Mello (PL) no Parlamento.
Entre as diversas iniciativas de sua autoria aprovadas na Alesc, tais como a criação a Rota Turística Vale do Sagrado Catarinense e a criação de regras para a definição de municípios de interesse turístico, ele aponta como destaque a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que em 2020 levantou os fatos relacionados à aquisição pelo governo do Estado de 200 aparelhos de ventilação mecânica para o tratamento de pacientes de Covid-19.
Durante o período no Parlamento estadual acrescentam-se também as coordenações das frentes parlamentares pela criação da região metropolitana de Blumenau, e pela universalização do saneamento básico e ambiental do estado.
Já Napoleão Bernardes Neto tem 40 anos, é advogado e professor universitário, especialista em Direito Público. Iniciou a carreira política como vereador em Blumenau, em 2009. Em 2012, foi eleito prefeito de sua cidade, o mais jovem da história, e reeleito quatro anos depois. Em 2018, renunciou ao cargo para ser candidato a vice-governador na chapa de Mauro Mariani (MDB). Na eleição deste ano, somou 36.923 votos e ficou com a terceira vaga do PSD para a Assembleia.
Promete a defesa da pauta municipalista, já foi indicado como líder da bancada do PSD e mira estar numa comissão importante, como a de Finanças.
Vereador blumenauense por três mandatos, ex-presidente da Câmara, Marcos da Rosa (União), foi eleito deputado estadual com 25.845 voto. Ligado a Igreja Assembleia de Deus, promete a defesa de bandeiras como a educação e a saúde, mas também a pauta dos costumes. Ele deve estar na Mesa Diretora, ocupando uma secretaria.
A defesa da Segurança Pública e o combate aos maus-tratos contra os animais serão as principais bandeiras do primeiro mandato de Egídio Ferrari (PTB) , delegado da Polícia Civil eleito para a Assembleia Legislativa no último dia 2 de outubro. Nascido em Blumenau, Ferrari é delegado há 12 anos. É outro que deve ocupar um espaço na Mesa Diretora.
Seja o primeiro a comentar