Não é competição, é inclusão. Blumenau tem cada vez mais se destacado pela política de inclusão de pessoas com deficiência física ou mental através do esporte. Algumas destas pessoas se destacam em competições e motivam outras.
Mas todos são campeões. E aqui vai o reconhecimento para a Prefeitura de Blumenau, na figura da Giselle Margot Chirolli, diretora de Paradesporto.
No último fim de semana, atletas da cidade se destacaram em uma competição realizada no Rio de Janeiro. Confira, no release enviado pela Secretaria de Comunicação.
Paradesporto conquista troféu de Melhor Equipe Cadeirante em competição no RJ
Equipe participou do Circuito Loterias Caixa, em São Paulo, conquistando 23 medalhas.
As equipes de atletismo e natação paralímpicos da Apesblu/FMD participaram, neste fim de semana, da etapa regional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação – Rio-Sul. Na competição, disputada no Rio de Janeiro, o atletismo de Blumenau ficou com o título de melhor clube cadeirante, ficando ao lado do Vasco da Gama.
Foram 23 medalhas ao todo. No primeiro dia de competição foram 16 medalhas, sendo no atletismo seis ouros, quatro pratas e seis bronzes. Já no segundo dia de provas, foram mais sete: um ouro, cinco pratas e um bronze. A soma dos prêmios trouxe para a delegação blumenauense o primeiro troféu de Melhor Equipe Cadeirante.
O destaque foi a recordista das Américas no arremesso de peso, Suzana Nahirnei, ouro no arremesso de peso e 100m rasos e prata no salto em distância, conquistando índices nas três provas para a etapa nacional. Além de Suzane, Dayanne Paes Miz, Greike Peres e Marques da Silva também conquistaram índices.
Já a natação terminou o circuito com três medalhas. O destaque foi para Isabelle Garcia Velásquez, do Programa Paradesporto Escolar, com três pratas. A aluna competiu com concorrentes na categoria adulto. Os atletas das modalidades obtiveram melhora nas marcas pessoais.
“O atleta Luiz Ricardo Lana, que há oito meses mal conseguia andar, conquistou três bronzes, atingindo 78% do índice. E o atleta Alairton Cristóvão, que participou na cadeira de corrida pela primeira vez, conquistou três pódios, melhorando sua marca”, comemora a técnica Gabriela Maas Vieira.
A equipe agora se prepara para o próximo compromisso. Na primeira semana de junho, ocorre a primeira etapa do Campeonato Nacional em São Paulo.
“Foi o melhor resultado alcançado pelo paradesporto de Blumenau nesses anos de competição do Circuito Loterias Caixa. Isso é fruto de um trabalho planejado com mudanças pontuais em técnicas e preparação física. Ganhar este troféu pela primeira vez é uma grande vitória, ainda mais estando ao lado de grandes clubes brasileiros”, disse a diretora do Paradesporto Escolar, Giselle Margot Chirolli.
Parabéns a todos os participantes e aos responsáveis pelo programa.