O lançamento do Programa Equoterapia no Paradesporto ocorre nesta terça-feira, dia 12, no local onde vão ocorrer os atendimentos. Inicialmente serão oferecidas 20 vagas para pessoas com deficiência física leve a moderada, com funções cognitivas preservadas, que consigam ter um mínimo de autonomia no cavalo, precisando de pouco auxilio dos profissionais.
A equoterapia é um método utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar e é terapêutica e educacional. O método traz muitos benefícios e também melhora equilíbrio, força muscular e coordenação motora. Em Blumenau, ela vai ser focada na atividade pré-desportiva.
A vantagem de utilizar o cavalo para a prática é que ele desencadeia mecanismos de resposta com os movimentos gerados. Isso possibilita que pessoas incapazes de gerar os movimentos tenham uma melhora física, além da autoconfiança, autoestima e força de vontade.
As vagas para participar do programa já estão abertas e o atendimento é para todas as idades. Das 20 vagas, dez serão destinadas a quem já participa do Paradesporto Escolar ou Adulto e outras dez serão abertas à comunidade. Os interessados devem entrar em contato com o telefone 3381-7035, em horário comercial. O prazo para as inscrições terminam no dia 20.
É mais um ponto positivo e que soma muito aos alunos do Paradesporto de Blumenau, que é muito bem comandado pela professora Gisele Margot Chirolli. Parabéns pela iniciativa.
Seja o primeiro a comentar