A parceria com um gigante internacional na realização e promoção de feiras vai fazer Blumenau saltar de patamar no que diz respeito a realização de eventos cervejeiros.
Para começar citando apenas uma vantagem. A cidade tem tudo para ter dois festivais da cerveja: o brasileiro, aberto nesta quarta-feira, 8, e um latino americano no mês de junho. Isso a partir de 2018.
Durante a uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta, o Parque Vila Germânica e a Ablutec (Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura) anunciaram a parceria com a alemã NürnbergMesse, uma gigante do setor, com filiais em cinco países (China, Brasil, Itália, América do Norte e Índia) e 50 representantes em outros 117 países.
No Brasil, a NürnbergMesse está desde 2009 e realiza 12 grandes feiras, em diferentes segmentos: indústria cosmética, indústria farmacêutica, produtos orgânicos e agroecologia, linha Pet e veterinária e outros, eventos referência na América Latina.
Na Alemanha, realiza há 40 anos a Brau-Beviale, uma feira européia para a produção e comercialização de cervejas e de bebidas leves.
É com este know-how que a empresa chega para Blumenau para realizar, já em 2018, a Feira Latino-Americana de Cerveja: “eles nos procuraram, viram o potencial que a cidade tem”, afirmou o presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck.
Stodieck explica que no ano que vem, a NürnbergMesse fará apenas a atração de clientes e expositores internacionais. A partir de 2019 haverá uma gestão compartilhada, neste caso gerenciada com a Ablutec.
Como esta parceria fará a feira mudar de tamanho, foi preciso mudar a data. Hoje a feira ocupa o setor três do Parque Vila Germânica. Os outros espaço são ocupados pelo festival.
Com a feira em junho, pensa-se em um festival e até um concurso latino-americano, movimentando o segmento turístico regional também em junho, mês tradicionalmente parado.
“Daremos um salto no setor de eventos na cidade. Os alemães trarão a carteira de clientes deles e Blumenau ganhará mais um evento para agregar no calendário turístico da cidade”, afirma o empresário Gelson Walker, que representou a Ablutec.
O Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro da Cerveja ficam como está, em março, com a gestão compartilhada da Prefeitura e da Associação. Só a a feira que deixa de acontecer em março, indo para junho.
Muita gente critica quando vê esta movimentação em torno da cerveja. Mas o resultado é esse aí. Criatividade e profissionalismo para remar contra a maré da crise econômica.
“Know-how”, Alexandre!
Abraço.
Alcino Carrancho
Futuro presidente do PSDB, futuro prefeito e futuro governador. Eleito o melhor e mais ativo Secretário da gestão passada e vai colocar os outros no bolso de novo.
Quem, Antonio!
Ressalvo:
Quem, Sr. Antônio?