A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, lançou nesta quarta-feira, dia 18, edital de licitação para a contratação de empresa que terá a concessão da marca Oktoberfest Blumenau para licenciamento e comercialização de produtos. O objetivo é desenvolver formas inovadoras de utilização da marca em mercadorias que serão vendidas nos estabelecimentos da Vila Germânica e em plataforma e-commerce. As propostas serão recebidas no dia 18 de dezembro.
Esta será a primeira concessão pública de ativo intangível do país, o que evidencia a busca por soluções inovadoras em âmbito público, com o intuito de gerar crescimento e profissionalização. O licenciamento dos produtos da Oktoberfest Blumenau será semelhante ao já trabalhado por grandes eventos privados, como o Rock in Rio, Lolapallooza, as Olimpíadas, entre outros.
“Hoje nós não temos como controlar a utilização da marca Oktoberfest Blumenau em produtos. E infelizmente por este motivo observamos itens que não seguem o padrão que almejamos, além de por vezes não estarem alinhados aos nossos princípios e posicionamentos. O licenciamento garantirá que o público tenha acesso a produtos de qualidade, com a chancela de oficiais da festa”, afirma o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Além disso, é a continuidade de ações de fortalecimento dos produtos locais que já desenvolvemos, como a qualificação dos artesãos, em parceria com o Sebrae, além da criação do selo “Produzido em Blumenau”, acrescenta.
A empresa vencedora poderá desenvolver itens como canecos, copos, camisetas, bonés, trajes típicos, chapéus, chaveiros, pins, imãs de geladeira, tirantes, entre outros. Também será responsável pelo acompanhamento de mercado e controle antipirataria. O edital estabelece o dia 31 de dezembro de 2021 como data limite para comercialização de produtos com a marca Oktoberfest Blumenau sem autorização da Vila Germânica e fora do contrato de licenciamento.
A contrapartida será o pagamento de royalties ao Parque Vila Germânica. De acordo com o edital, a porcentagem mínima exigida é de 4,5% do valor líquido dos produtos. Os valores serão revertidos para o Fundo Municipal de Turismo, tendo importante papel de investimento no desenvolvimento do setor em Blumenau. “Com essa iniciativa nós queremos valorizar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, colocando-o como protagonista na tomada de decisão”, diz Greuel. O contrato terá validade de 10 anos, podendo ser renovado por outra década.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar