Participação social em SC é tema de novo programa promovido pelo Instituto Araxá

Foto: divulgação

Três cidades catarinenses receberam no último fim de semana uma formação do Instituto Araxá, na primeira etapa do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios. Mais de 120 pessoas integraram atividades nas cidades de Florianópolis, Tubarão e Sombrio, representando os municípios do entorno. Entre os temas abordados estão as características geográficas e sociais dos territórios, as possibilidades da participação comunitária na construção das políticas públicas, direitos e acesso à serviços públicos, funcionamento de conselhos e entidades, educação popular, cidadania, história e democracia.

Estiveram presentes os palestrantes Luiz Sérgio da Silva que é psicólogo pela PUC/SP e foi consultor da UNESCO, Carmen Lucia Evangelho, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes, doutora em Sociologia pela USP e atual presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, Paulo Horta, cientista, doutor pela USP e professor da UFSC, Pedro Uczai, deputado federal, graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, mestre em História do Brasil, Ademir Millo Motta da Silva, formado em Ciências Biológicas com especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFSC, Rosineri Tibúrcio, graduada em Jornalismo e Psicologia, com especialização em Administração Pública e doutoranda em Psicanálise Humanística.

“Consideramos que foi uma experiência única e extremamente enriquecedora. Ele foi muito importante para nós, pois nos proporcionou a oportunidade de aprender coisas novas e acessar conhecimentos que antes não conhecíamos ou não compreendíamos. Participar foi uma grande satisfação, e achamos o conteúdo muito interessante. Durante o curso, fomos apresentadas a temas e assuntos que não faziam parte do nosso repertório, mas que agora enriquecem o nosso aprendizado.

Temos certeza de que ainda vamos adquirir muito mais conhecimento ao longo desse processo. Essa experiência inicial se consolidou como um passo fundamental para o nosso crescimento pessoal, acadêmico e cultural “, ressaltaram Gabriéli Marcelino de Souza e Maria Clara Marcelino Constante, estudantes e moradoras do Quilombo Santa Cruz em Paulo Lopes (SC), participantes do projeto.

O Instituto Araxá atua há mais de 10 anos em Itapema e região, na defesa e promoção de direitos, projetos sociais e assessorias para entidades. “É uma honra muito grande ter o Instituto Araxá como escolhido para executar um programa tão grande e robusto. Significa um reconhecimento não só de nossa capacidade técnica, mas também de alinhamento do nosso propósito com o propósito de uma nação democrática em todos os espaços” afirma Diego Cabalheiro, presidente da entidade.

Próximas ações e etapas:

No próximo fim de semana, dias 23 e 24, as mesmas ações acontecerão nos municípios de Itapema, Rio do Sul e Mafra. O Instituto Araxá é responsável pela realização do projeto nas regiões da Grande Florianópolis, Serra Mar e Extremo Sul Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte. O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social. Em Santa Catarina o programa é executado com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai. As próximas etapas serão realizadas em 2025.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*