A partir da próxima segunda-feira, 31, começa o prazo para a realização das convenções partidárias, que se estende até o dia 16 de setembro. É nas convenções que os partidos “homologam” suas candidaturas a vereador, a prefeito e vice, caso tenham.
Coloquei homologam entre aspas porque o que os partidos fazem é um ato político, deixando em aberto a ata da convenção para não fechar negociação com outras siglas, lembrando que o prazo para registro das candidaturas vai até o dia 26 de setembro, quando começa a eleição propriamente dita. Foi assim em 2018, na eleição para o Governo do Estado, com o DEM de João Paulo Kleinübing e o PSDB então de Napoleão Bernardes, que anunciaram uma coisa na convenção e fizeram outra.
Na disputa em Blumenau, o Novo dará a largada, com um ato remoto no dia 31, às 9h30, carimbando os nomes dos vereadores e da chapa majortária, com Odair Tramontin para prefeito e o advogado Darci de Marco Debastiani de vice.
No dia 2, será a vez do DEM de Kleinübing, que fará um ato administrativo na sede do partido, projetando um ato político para o final do prazo. No dia 5 o PL faz seu encontro, no hotel Steinhausen
O PSOL marcou sua convenção para o dia 13, na sede municipal
PSD, PP, PSDB, MDB, PT, PDT,PSL, Cidadania, Patriotas, Podemos, Republicanos, Solidariedade ainda não marcaram data, o que deve acontecer nos próximos dias. Os três últimos, que pertencem ao arco de aliança do prefeito Mário Hildebrabdt, devem realizá-las de forma conjunta.
O PCdoB tentei contato e não consegui.
A Justiça Eleitoral coloca a possibilidade das siglas realizaram encontros remotos e nos presenciais exige várias recomendações sanitárias para evitar o Coronavírus.
PS: Sobre o PP, tinha feito a pergunta para um filiado que me afirmou não ter data e, depois da publicação, me disse que seria dia 2, mesma data do DEM. Sobre o PCdoB, o médico Mário Kato, pré-candidato a prefeito, disse que existe uma data provisória, 5 de setembro.
Seja o primeiro a comentar