Lideranças do PT, PDT e PCdoB estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (18), em Florianópolis, para discutir a formação de uma Frente Ampla em Santa Catarina. O encontro foi no gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT) e contou com a presença também do deputado federal Décio Lima (PT, mas com um pé no PDT).
Pelo PDT estavam o Secretário Geral do PDT nacional, Manoel Dias e pelo PCdoB a deputada Federal e presidente estadual Angela Albino. O presidente estadual do PT, Cláudio Vignatti, e os deputados estaduais Dirceu Dresch e Padre Pedro Baldissera (ambos do PT) também participaram do debate.
A iniciativa é uma antecipação ao movimento nacional, que busca aglutinar forças políticas do campo considerado de esquerda, podendo inclusive culminar com a criação de um novo partido, caso o Congresso Nacional confirme mudanças na Legislação Eleitoral, proibindo coligações partidárias nas candidaturas proporcionais, além de aumentar o limite das cláusulas de barreira.
O ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima, é um dos principais articuladores do movimento no estado e nacionalmente. Ele defende a junção de forças no próximo período “para fazer frente aos ataques contra os direitos do povo brasileiro e patrimônio nacional, encaminhados pelo governo Michel Temer ao Congresso, especialmente em relação à educação, saúde, previdência social e ao Pré-sal”.
Nesta perspectiva de Frente Ampla, Décio Lima tem tudo para estar na chapa majoritária daqui a dois anos, como candidato ao Senado, a vice-governador ou mesmo governador.
Trata-se de sobrevivência política e estratégia. Se PT, PDT e PCdoB estivessem juntos em Blumenau na última eleição, por exemplo, talvez fosse possível eleger três vereadores. Apenas o PT elegeu um, Adriano Pereira.
Caso continuem separados, quantos deputados estaduais e federais estes partidos elegerão em 2018?
Nova reunião ficou marcada para 5 de dezembro.
“…para fazer frente aos ataques contra os direitos do povo brasileiro e patrimônio nacional…”
Tenha santa paciência, Décio Lima e quejandos!
Dá nojo!
A propósito: ser de esquerda significa roubar com ambas as mãos e guardar no bolso esquerdo e ser de direita é guardar no bolso direito?
Porque é que esses caras não vão ver se eu estou lá na esquina?
Onde foi parar o outro comentário meu, Alexandre?
Ficaram 13, digo TREZE anos no poder Federal e deixaram a merda toda fedendo.
Agora querem o que mesmo ?
Só podemos fazer uma coisa ………rir , e muito .