Pequenos negócios catarinenses criaram 56% mais postos de trabalho nos dois primeiros meses do ano

Foto: reprodução

As micro e pequenas empresas de Santa Catarina registraram, nos dois primeiros meses de 2024, um saldo de novos empregos 56% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro e fevereiro, as MPE do estado criaram 26,4 mil vagas, o que corresponde a aproximadamente 51% do total de postos de trabalho. Somente no mês de fevereiro, os pequenos negócios catarinenses efetuaram 13,6 mil contratações, enquanto as médias e grandes empresas efetivaram cerca de 8 mil empregos. Os dados são do levantamento feito pelo Sebrae a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números do Caged reforçam a expectativa de continuidade de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e demonstram a força dos pequenos negócios para a economia do país.

“Os dados de geração de emprego confirmam o acerto das medidas implementadas pelo presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin. Depois de um ano excelente, em que os resultados econômicos superaram todas as expectativas, começamos 2024 com notícias ainda mais positivas. Nesse contexto, os pequenos negócios seguem sendo fundamentais para que possamos alcançar esse patamar de quase 60% dos empregos criados no país. E temos potencial para crescer ainda mais”, destacou Décio Lima.

No Brasil

Em nível nacional, dos mais de 306 mil postos de trabalho criados no último mês de fevereiro, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram responsáveis por 58% das vagas – o que representa aproximadamente 177 mil novas contratações. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios (284 mil) já é 29% superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 220 mil novas vagas.

Atividades

Em fevereiro, os setores de Serviços (5,5 mil), Indústria da Transformação (4,4 mil) e Construção (2 mil) foram os que mais contribuíram para a geração de empregos nas MPE de Santa Catarina. As atividades que mais contribuíram para o fomento do emprego em fevereiro de 2024, considerando as micro e pequenas empresas foram: Construção de Edifício (951 vagas), confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (930 vagas) e Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada (733).

Números do CAGED

No último mês de fevereiro, as MPE foram responsáveis 52% do total de empregos gerados em Santa Catarina (13,6 mil contratações). As Médias e Grandes Empresas geraram quase 8 mil postos de trabalho, o que corresponde a cerca de 30% do total de empregos neste mês.

No acumulado do ano Santa Catarina já apresenta 52 mil novas contratações, entre as MPE foram 26,4 mil novas vagas, o que equivale a 51% do total de empregos gerados, já as MGE detêm 20,5 mil, representando 39% do total de novas vagas em 2024.

Fonte: Sebrae

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*