Não gosto e não costumo publicar pesquisas eleitorais sobre intenção de votos fora do período eleitoral, pois elas trabalham com muitas hipóteses que nem sempre se confirmam, como a candidatura de A ou B. Boa parte dos nomes colocados para a sucessão presidencial hoje, faltando pouco mais de um ano e meio para a eleição, não vai estar na disputa.
Mas a recente pesquisa Mapa, contratada pelo grupo ND para SC e Paraná, traz algumas análises interessantes e mostra que a força do presidente Bolsonaro (sem partido) se mantém alta por estas bandas, ao contrário do resto do país. Por isso dou visibilidade a ela.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 36,8% das intenções de voto contra 26,8% do presidente Jair Bolsonaro caso as eleições fossem realizadas hoje. O petista também venceria em um eventual segundo turno com 51,4% diante de 31,5% do atual presidente. Jair Bolsonaro é o que possui o maior índice de rejeição, com 52,2%, Lula aparece em segundo com 28,2%.
Se fossem computados somente os entrevistados de SC e Paraná, o presidente Bolsonaro lidera tanto entre os eleitores catarinenses (44,5%), quanto no eleitorado paranaense (35,8%). O ex-presidente Lula aparece em segundo lugar nas duas pesquisas. Em SC, o petista tem 22,3% das intenções de voto, enquanto no PR, atingiu a preferência de 26,4%. A novidade no Paraná é o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, em terceiro lugar, com 11,1% das intenções de voto.
O ex-presidente Lula está à frente em três das cinco regiões do país. O petista lidera no Norte (47,2%), Nordeste (44,8%) e Sudeste (34,6%), as duas últimas são os maiores colégios eleitorais do país. O presidente Bolsonaro tem maioria do eleitorado no Centro-Oeste (33,1%) e no Sul (31,5).
No Brasil, o MAPA ouviu 2.000 pessoas por telefone, em todas as regiões, entre os dias 18 e 20 de maio. A pesquisa tem margem de erro de 2,2% e índice de confiabilidade de 95%. Já os os entrevistados em Santa Catarina e Paraná foram ouvidos 812 eleitores, entre os dias 18 e 20 de maio. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3,4% para o resultado geral.
Retratando a atual polarização eleitoral nacional, os possíveis adversários de Bolsonaro e Lula na eleição de 2020 obtiveram citações distantes dos líderes: Sérgio Moro (5,1%), Ciro Gomes (5%), Luciano Huck (4,5%), João Doria (3,3%), Luiz Mandetta (2,7%) e João Amoêdo 2,6%. Manifestaram-se por branco/nulo/nenhum 5,1% e os que não opinaram ou indecisos 8,4%.
Pela pesquisa, a maioria dos brasileiros avalia de forma negativa a gestão do presidente Bolsonaro. Para 55% dos entrevistados, o governo é ruim e péssimo, enquanto 28,7% se manifestam positivamente, considerando o governo ótimo e bom.
A atuação de Bolsonaro frente à pandemia do Covid-19 também foi reprovada. Na avaliação de 57,5%, a atuação foi ruim e péssima. Apenas 25% consideraram ótima e boa e 15,1% dos pesquisados classificaram o combate ao vírus regular. Não souberam opinar 2,5%.
Chega de enganador precisamos do Moro! Bolsonaro, lula, doria …. são tudo farinha do mesmo saco!!
Será mesmo que tem louco que voto no Lula Ladrão ,depois de tudo que viram ?