O Podemos decidiu encerrar as tratativas nacionais com PSDB e Cidadania para formar uma Federação Partidária e a decisão tem impactos importantes em Blumenau, pois é a cidade onde a sigla tem mais força em Santa Catarina, por conta da presença do prefeito Mário Hildebrandt. Na Câmara Municipal, elegeu dois vereadores, Cristiane Loureiro e Marcelo Lanzarin, este ocupando a secretaria de Promoção de Saúde da Prefeitura.
No cenário nacional, o partido ainda tenta uma composição com o PSC,
A medida imediata para o Podemos é poder cumprir a conta máxima de nomes para vereador previstos para a próxima eleição em Blumenau, 16 no total. Caso houvesse a federação, estas 16 vagas deveriam ser divididos com o Cidadania e o PSDB, este outra sigla consolidada em Blumenau, também com dois vereadores e a vice-prefeita Maria Regina Soar. A Federação obrigaria estes partidos a fracionarem suas nominatas.
Ainda é cedo para saber o futuro do Podemos na cidade, que depende muito do prefeito Mário Hildebrandt. Ele, que num determinado momento foi sondado para ir para o PL, não sinaliza hoje trocar, mas pode acontecer, na eventualidade do Podemos nacional ir para a base de apoio do Governo Lula, do PT.
“Não vejo prejuízo com a decisão nacional. O Podemos é um partido estruturado em Blumenau, tem a liderança do prefeito Mário, bem avaliado pela população. Conseguimos facilmente montar a nominata para vereadores, com nomes competitivos”, diz Erivaldo Caetano Jr, presidente do Podemos na cidade.
Seja o primeiro a comentar