Cinco dias após a eleição na Universidade Regional de Blumenau, a reitora eleita, professora Márcia Sardá Espíndola e o vice-reitor, professor João Luiz Gurgel, estiveram nesta segunda-feira no gabinete do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB).
A conversa foi sobre o período de transição para a Reitoria da Furb e o futuro da principal instituição de ensino superior do Vale do Itajaí. A Universidade está diretamente vinculada ao Poder Executivo, sendo uma autarquia municipal especial, mas com total autonomia.
Não foi o assunto principal da pauta, mas um tema recente que permeia a relação entre a instituição de ensino e a Prefeitura é a retenção do Imposto de Renda de servidores e professores por parte do Município, assunto dado em primeira mão pelo Informe Blumenau.
Mário Hildebrandt garante que apenas está cumprindo a lei e lembra que a medida já havia sido decidida em 2017, ainda com o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Diz que esperará a nova reitora assumir para construir propostas de contra-partidas de prestação de serviços para que o Poder Público remunere a Universidade com os recursos do Imposto de Renda, estimados em R$ 13 milhões ano.
Seja o primeiro a comentar