O encontro principal na capital federal é com o ministro do Turismo, o catarinense Vinicius Lummertz, que assumiu a pasta no apagar das luzes deste governo Temer.
Em visita intermediada pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB), o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) vai tentar recursos em várias frentes: construção do Centro de Convenções, a pavimentação de ruas no distrito da Vila Itoupava e também da Rua Gertrud Sierich (Morro do Aipim), reforma de casarões históricos, além da revitalização das ruas Alberto Stein e Curt Hering.
“Os recursos estão lá e cabe a nós pleiteá-los”, enfatiza Hildebrandt. Esses dias, questionei o presidente do Parque Vila Germânica, sobre a liberação de recursos num momento como este, fim de Governo, ano de eleições e um ministro tampão. “Sempre tem alguma tinta na caneta”, avalia Ricardo Stodieck.
O prefeito e o ministro podem tirar da cartola uma solução para buscar os recursos para o tão esperado Centro de Convenções. Essa é a expectativa.
Outra agenda confirmada do prefeito de Blumenau, que viajou para Brasília nesta terça-feira a noite e ficará lá na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10.
Ele estará também no Ministério do Planejamento, para uma apresentação na Secretaria de Assuntos Internacionais, para o Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos . Vai apresentar o projeto “Infraestrutura Urbana para o município de Blumenau”.
A movimentação faz parte do processo de habilitação pelo Banco Fonplata para o financiamento bancário, apresentada em novembro de 2017, durante viagem à Bolívia, para obtenção de recursos para obras como a ponte do Centro, por exemplo. “Essa é a primeira etapa do processo, que ainda passará pela análise técnica definitiva do Cofiex”, explica Hildebrandt.
Para que temos deputado federal na câmara em Brasília ?