Nesta segunda-feira, dia 8, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) passa o cargo para a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB). Hildebrandt, juntamente com o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, vai à Europa para cumprir agendas relacionadas ao turismo e outras demandas para a cidade de Blumenau. Uma das principais visitas será a cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, conhecida como a terra do Papai Noel.
O intuito é estreitar os laços entre as cidades e buscar o início de uma parceria que pode tornar Blumenau a 15ª cidade-irmã de Rovaniemi. Na oportunidade o prefeito Mário Hildebrandt e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, serão recebidos pela prefeita da cidade, Ulla-Kirsikka Vainio, e demais autoridades. A Prefeitura informa que a primeira-dama de Blumenau, Sueli Hildebrandt, acompanhará as agendas que todas as despesas dela serão custeadas por Mário Hildebrandt, em caráter pessoal, sem qualquer ônus ao município.
No primeiro dia em Rovaniemi a comitiva vai conhecer a Santa Claus Village e Santa Claus Park, Korundi House of Culture, Santa Claus Office e o Santa Claus Main Post Office. “Conheceremos de perto a cidade que vive o espírito de Natal 365 dias por ano. Queremos levar esta magia da Lapônia para o nosso Natal em Blumenau. Temos certeza que teremos um evento diferenciado e muito próximo do que é vivenciado na terra do Papai Noel”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A viagem da comitiva blumenauense desembarca em Frankfurt e segue até Hasselfelde. A cidade, no Centro-Norte da Alemanha, é extremamente importante para o nosso município, pois foi onde nasceu há mais de 200 anos, Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador de Blumenau. “Somos ligados pela história iniciada pela colonização germânica e agora, vamos trabalhar nas tratativas para sermos cidades-irmãs”, aponta Hildebrandt.
Durante a visita estão previstas outras agendas, como visitação ao Museu e à Escola Hermann Blumenau, recepção oferecida pela bisneta de Dr. Blumenau, Sra. Jutta Blumenau-Niesel, além de reunião com os membros do Centro Empresarial e Científico Brasil – Alemanha, que possuem vasto conhecimento em ações nas áreas de Energias Renováveis – Biogás; Biometano e Resíduos. Após, será feita a colocação de flores no monumento em homenagem a fundador de Blumenau.
No ano em que comemoramos os 200 anos de Fritz Müller, a agenda internacional também reserva visita à cidade de Erfurt, local de nascimento do naturalista Johann Friedrich Theodor Müller, que contribuiu com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Após recepção e reuniões com autoridades locais, o prefeito Mário Hildebrandt segue até a Praça onde há um monumento em homenagem ao naturalista. A agenda segue com visita à casa paterna de Fritz Müller e a igreja Luterana, onde a família de Müller atuava. Encerrando o dia na Central de Correios – Estação de Trem, local onde funcionou a antiga farmácia Tromsndorf, onde o Fritz e Hermann Blumenau se conheceram.
A viagem encerra em Munique, com um encontro com os organizadores da Oktoberfest de Munique. Prefeito e secretário visitarão também a Cervejaria Spaten, marca que será anova cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau. Será a primeira vez que a tradicional festa germânica terá um estilo autêntico alemão como chope oficial, o estilo Munich Helles.
“A troca de experiências entre as duas maiores Oktoberfests do mundo é essencial. Neste ano tão especial, com o retorno da nossa festa, queremos aproximar ainda mais as duas festas, que possuem essa ligação não somente pelo nome, mas por toda tradição e cultura”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.
Seja o primeiro a comentar