A grande preocupação da administração municipal é o fechamento das contas da atual gestão, que apesar de reeleita, precisa entregar a prestação de contas dentro da lei de responsabilidade fiscal. O comitê gestor da Prefeitura estima uma queda entre R$ 90 e 100 milhões de arrecadação, entre impostos, repasses e transferências.
Para piorar, tem 2% de reajuste dos servidores públicos neste mês de novembro e 5,3% na folha de dezembro, além da segunda parcela do 13º salário.
A ordem é uma só. Segurar todas as contas para acertar a contabilidade.
É neste contexto que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) chama uma entrevista coletiva para esta quarta-feira, 9, quando promete apresentar esta realidade financeira e anunciar medidas administrativas.
Pelo que captei, não haverá medida radical. Napoleão deve anunciar o aumento do período do recesso de verão. O que já foi grande de 2015 para 2016 vai aumentar. Dia 16 de dezembro, uma sexta-feira, deve ser o último dia de trabalho, com retorno previsto para o dia 23. Ano passado começou dia 21 e foi até 18 de janeiro.
São cinco dias uteis a mais, com influência de mais impacto por conta dos CEIs e postos de saúde, que voltam também no dia 23. Os ambulatórios gerais funcionarão parcialmente na primeira semana do recesso e voltam dia 2 de janeiro.
PS: as informações ainda são extra-oficiais, fruto de conversas que tive com três pessoas ligadas à administração. Mas faltam ser confirmadas pelo prefeito Napoleão na coletiva, com alguma novidade que não me contaram.
Eu, pessoalmente, sempre fico incomodado com esta redução na prestação dos serviços públicos para a comunidade. Mas, olhando para outras cidades catarinenses e para o resto do Brasil, sou obrigado a entender. Tomara que este “aperto de cinto” seja realmente aproveitado.
Serviço público com 38 dias de férias só mesmo em Blumenau ….quer reduzir custos ? Reduza os cargos comissionados , reduza o repasse para a câmara , mande projeto para o legislativo reduzir o cabide de emprego que é o parlamento , reduza as mordomias , fiscalize o recurso público ….muito fácil reduzir o atendimento alegando que trará economia …. onde esta o tom da campanha , sumiu ?
o Prefeito de Blumenau enviou para a Câmara de
vereadores projeto de Lei para aumento das férias
coletivas do funcionalismo público . Projeto passou
pelas comissões , foi votado e aprovado em questão
de horas . Ter um parlamento subserviente é o sonho
de qualquer prefeito , o de Blumenau esta sorrindo
a toa. Será que os vereadores eleitos para a próxima
legislatura serão assim tão obedientes ao executivo?
Agora sabemos porque o prefeito possui um sorriso
tão espontâneo , qualquer prefeito teria o mesmo sorriso
com um legislativo igual ao de Blumenau .