Prefeitos de 71 cidades catarinenses se reuniram nesta segunda-feira para protestar e emitir uma nota sobre a eleição para a FECAM, a Federação Catarinense dos Municípios. Uma assembleia ordinária estava prevista para acontecer hoje, mas foi cancelada, com o argumento que as duas chapas inscritas foram indeferidas, e marcando outra data, para o final de fevereiro.
Na reunião realizada na capital, os prefeitos, ligados a chapa considerada de oposição e liderada pela prefeita de Vargem , Milena Lopes, ingressaram com uma ação exigindo a convocação de uma assembleia extraordinária para debater o impasse. Nesta chapa tem um representante do Vale Europeu, Arão Josino, de Ascurra.
Confira a nota emitida pelo grupo:
Como é de conhecimento público, a Assembleia Geral Ordinária marcada para ocorrer no dia 30/1/2023 foi CANCELADA pelo Conselho Executivo da FECAM, sob o argumento de que as duas chapas que se inscreveram no pleito foram indeferidas. Por decisão unilateral do Conselho Executivo, foi desencadeado novo processo eleitoral, com previsão para nova Assembleia Geral no próximo dia 27/2/2023.
A situação experimentada pela FECAM é inusitada e, justamente por isso, entendemos que a Assembleia Geral marcada para a data de hoje deveria ter sido realizada para que o órgão máximo da entidade deliberasse sobre os rumos a serem dados à instituição.
Por esta razão, um grupo de Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina (71 Municípios de todas as regiões do Estado) nos termos do Estatuto da Federação, se reuniu na tarde de hoje e DECIDIU requerer à FECAM a imediata convocação de uma Assembleia Extraordinária para deliberar sobre o processo eleitoral em marcha.
Lamentamos profundamente os ataques pessoais que têm sido veiculados em determinados meios de comunicação e, mais ainda, informações inverídicas veiculadas que somente derruem a imagem institucional da nossa FECAM.
A mobilização levada a efeito na tarde de hoje foi um sucesso. O pedido de convocação de Assembleia Extraordinária foi protocolado há pouco. Além de ser um instrumento expressamente previsto no Estatuto da FECAM, ele é fruto de mobilização legítima de um conjunto expressivo de prefeitos e prefeitas que pretendem ter voz ativa na condução de deliberações tão importantes para nossa instituição.
Chapa 1 RENOVAÇÃO DA FECAM 2023.
Prefeita Milena Andersen Lopes (Município de Vargem)
Prefeito Rudi Miguel Sander (Município de São Carlos)
Prefeito Arão Josino da Silva (Município de Ascurra)
Prefeito Topázio Neto (Município de Florianópolis)
Prefeito Clemor Antônio Battisti (Município de Itá)
Prefeito Valdir Rubert (Município de Mondaí)
Prefeito Joares Carlos Ponticelli (Município de Tubarão)
Prefeito Adriano Bornschein Silva (Município de Joinville)
Seja o primeiro a comentar