A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), abriu oficialmente as atividades alusivas ao Junho Verde, na manhã desta quarta-feira, dia 5. A solenidade ocorreu no Parque das Itoupavas e contou com a participação de autoridades, dos Guardiões da Natureza e da mascote Juçara.
O secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, explica a escolha da data para o início do mês de conscientização ambiental. “Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e por isso escolhemos esta data para realizar a abertura do Junho Verde. É uma forma de relembrar o quanto é importante a preservação dos nossos recursos naturais para a sobrevivência do nosso planeta”, afirma.
Além de apresentações culturais com a banda da EBM Bilíngue Tiradentes e Prof.ª Júlia Strzalkowska, os estudantes que participam do projeto Guardiões da Natureza também fizeram o plantio da árvore símbolo da cidade, o Ipê Roxo.
Mais de 80 ações estão programadas para ocorrer durante todo o mês de junho, sendo 17 delas abertas ao público, como caminhadas diurnas e noturnas, palestras, oficinas, exposições e atividades para os professores. Entre as ações internas, destacam-se caminhadas com estudantes de escolas públicas, palestras e oficinas para empresas e escolas.
O destaque para esta semana fica por conta da caminhada guiada no Parque Municipal São Francisco de Assis, na sexta-feira, dia 7, com os estudantes da EBM Pedro II às 7h30 e 13h30, e do Programa de Educação em Saneamento do Samae (PES) às 13h.
O Junho Verde foi instituído pela Lei 8.288, de 23 de maio de 2016, e é coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Semmas, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). O Mês do Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de cuidar de si, do outro e do ambiente, praticando assim a sustentabilidade.
O calendário completo com as ações de conscientização ambiental do Junho Verde pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Blumenau em Junho Verde – Prefeitura de Blumenau.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar