Uma das propostas implementadas na primeira gestão de Napoleão Bernardes (PSDB) ganha um novo gás a partir desta terça-feira, 29, quando acontece o anúncio da ampliação do Programa Remédio em Casa.
Desde setembro de 2015, 108 pessoas foram beneficiadas, com a distribuição de mais de duzentas mil unidades de remédio. Agora a Prefeitura estima aumentar para 400 beneficiados.
A ampliação se dá por conta de novos critérios incorporados ao programa. Além de acamados, passarão a ter direito ao atendimento cadeirantes, usuários do serviço municipal de oxigênio domiciliar, jovens cadastrados no Programa Paradesporto Escolar e cuidador de paciente inserido no Remédio em Casa.
Caso o paciente atenda aos requisitos, o cuidador, familiar ou responsável pode procurar a unidade básica de referência para pleitear a sua inclusão. Importante ressaltar que o solicitante deve estar estável com a medicação e portar prescrição de remédios de uso contínuo disponíveis na rede básica.
As equipes de saúde da família também estão sendo orientadas a procurar, dentro de suas áreas de abrangência, por usuários que se enquadrem nos critérios.
Para ser beneficiado pelo Programa o paciente precisa:
– Ser morador de Blumenau;
– Estar cadastrado e utilizar o atendimento de uma unidade básica de saúde (ESF ou AG);
– Estar estável com a medicação e possuir prescrição de remédios de uso contínuo;
– Atender a um dos critérios abaixo:
a) estar em condições de restrição ao leito;
b) ser cadeirante;
c) ser usuário, por no mínimo três meses, do serviço de oxigênio domiciliar do município (SOD);
d) ser cadastrado no Programa de Paradesporto Escolar (PPE) do município;
e) ser cuidador de paciente cadastrado no Programa Remédio em Casa, desde que tenha mais de 60 anos e seja usuário do SUS.
Seja o primeiro a comentar