A Secretaria da Fazenda de Blumenau divulgou o balanço parcial da arrecadação de IPTU em 2023, após o vencimento da cota única no dia 13 de fevereiro. Ao todo, 82.402 carnês foram pagos integralmente, sendo que seis mil optaram fora doar parte do imposto para projetos sociais.
A arrecadação ficou em torno de R$58,5 milhões, somando-se ainda a primeira parcela dos contribuintes que optaram por dividir o pagamento em até 11 vezes. “Notamos que neste ano, mais contribuintes optaram pelo parcelamento, mas ainda assim, a arrecadação se manteve no mesmo volume de anos anteriores”, avalia o secretário da Fazenda, César Poltronieri.
Os recursos são destinados para a manutenção de serviços municipais, como educação e saúde, conservação urbana, entre outras melhorias previstas pela gestão. “O IPTU é um dos recursos que vêm direto para o município e cuja aplicação temos autonomia para gerir. Por isso é tão importante que o contribuinte quite a sua guia em dia”, relembra o prefeito Mário Hildebrandt.
Para quem ainda desejar pagar o IPTU em cota única, há a opção da guia amarela, que vem com desconto de 3% e vence no dia 13 de março. Além disso, até dezembro, o município receberá os pagamentos de quem optou pelo parcelamento. A expectativa de arrecadação para o IPTU 2022 é de R$ 120 milhões.
Fonte: Secom PMB
Seja o primeiro a comentar